Como derrubar preconceitos históricos? Ao longo dos séculos, a homossexualidade já foi entendida de várias formas e, mesmo com a evolução em tantos campos, o assunto ainda gera polêmica, e até violência. Uma entrevista com Luis Correia Lima, padre jesuíta e historiador, concedida ao Canal Saúde, da Fiocruz, em 28/06/11 (postagem original aqui).
Leia também:
Diversidade sexual e Igreja, um diálogo possível
Homossexualidade e Contra-hegemonia no Catolicismo
Tweet
4 comentários:
Nossa, entrevista muito boa!
Que bom que você gostou, Renato! Obrigado pela sua participação. Um abraço afetuoso! :-)
Passar mensagem de fé e ao mesmo tempo instruir com respostas para uma entrevista torna-se um trabalho semelhante ao "mover montanhas". Falar de corpo e sexualidade sem depreciar a heterossexualidade quando o assunto é elucidar a homossexualidade e o Cristianismo, torna-se o grande desafio. Gostei da entrevisata . Obrigado.
Obrigado pelo seu comentário, Daniel!
Tb achamos precioso qdo se consegue "falar de corpo e sexualidade sem depreciar a heterossexualidade". Infelizmente, vem se estabelecendo um antagonismo e uma tendência à exclusão mútua (na base do "ou vc está do meu lado, ou está contra mim") que é pernicioso. Essa polarização apenas incentiva a guerra; não tem como ajudar a criar uma sociedade mais diversa e plural. É preciso fomentar o diálogo.
Aliás, é por isso que amamos a Igreja (não apenas o Magistério, mas todo o povo, o "corpo de Cristo"): porque ela compreende todas as falhas humanas, mas também pessoas que, cada uma dentro dos seus limites, movem montanhas pela construção de um mundo mais irmão. :-)
Um abraço fraterno! :-)
Postar um comentário