quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Entrevista com Leonardo Boff – Imperdível

Na segunda-feira, dia 23, zapeando, deparei-me com uma excelente entrevista no programa “É Notícia” da RedeTV com o Leonardo Boff.

Já tinha lido muitos textos dele, mas sua serenidade e firmeza nas duras críticas a Igreja me fez pensar bastante no tipo de Igreja que desejo pra mim. Em vários momentos eu exclamei - “...isso, Isso, ISSO...”!!!

Ou seja, para este homem permanecer na Igreja é um ato muito Cristão. Resistindo e se articulando pra mudar o que ele acredita.

Durante a entrevista, Boff explica os princípios da teologia da libertação, sexualidade, ética na hierarquia, de quando estudou com Ratzinger, fala também dos anos como Frei Franciscano e dos conflitos com o Magistério nesse período e critica a postura das Igrejas na mídia.

A entrevista é longa, está divida em 3 partes. Mas, enquanto você trabalha pode ir ouvindo :)

Na sequência:

Parte 1


Parte 2



Parte 3





O teólogo Leonardo Boff é considerado um dos nomes mais importantes da Teologia da Libertação e da defesa dos Direitos Humanos. Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1959 e, em 1992, pressionado pelo Vaticano, renunciou às atividades de padre. Boff é autor de mais de 60 livros sobre teologia, ecologia, espiritualidade, filosofia e antropologia.



Rodolfo Viana

4 comentários:

Alex disse...

Boff, como qualquer um que ame odiar a Igreja, e odeie se censurado por ela, sabe mentir e manipular, foi treinado para isso.

Equipe Diversidade Católica disse...

Bom, se você não gosta de alguém pode sempre partir do princípio de que qualquer coisa que ela diga e que surpreendentemente te pareça boa é mentira e falsidade, e ela está posando de boazinha só para te enganar. Afinal, ela não presta.

A gente prefere achar que o ser humano não é tão simples assim, "bom" ou "mau", "certo" ou "errado". E que pessoas que fazem coisas que a gente não gosta, num dia, em outro podem fazer ou dizer alguma coisa bem legal. Então, pra não correr o risco de deixar passar a oportunidade de ver alguma coisa boa em alguém de quem a gente não gosta, preferimos não definir ninguém pelo seu pior e tentar continuar abertos ao diálogo. Mesmo que a gente não concorde com tudo o que a pessoa faz, diz ou pensa.

A propósito, o Boff tem um lindo texto sobre por que continuar sendo cristão hoje em dia, aqui.

E, Alex... cuidado só com o tom dos comentários, tá? Vamos manter um diálogo construtivo e respeitoso, procurando evitar agressões desnecessárias, em respeito à equipe do blog e aos demais leitores.

Paz e bem!

Alex disse...

O Diversidade Católica não ficou indignado com os ataques ao papa.

Boff pode.

Rodolfo Viana disse...

Pra mim, ele foi extremamente preciso. Tô pra ouvir crítica mais construtiva!

Não posso falar por todos, mas tenho certeza que partilham da mesma opinião que eu.

Alex, o tom de sua pergunta me leva a crer que talvez você tenha alguma opinião formada sobre nós.

Convido você a um passeio, em nossa abas no topo da página de nosso blog, assim você poderá ter uma ideia melhor do que concordamos ou não.

Não tenho dúvida que se você lê-las poderá chegar a um debate bem produtivo conosco.


Grande abraço;

Rodolfo Viana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...