sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Contra o ódio


A empresa italiana Benetton lançou nesta quarta-feira uma campanha contra o ódio e o preconceito com cartazes espalhados pelas cidades de Roma e Milão que trazem fotomontagens de líderes mundiais se beijando. O objetivo da campanha, que faz parte das ações da fundação Unhate ("Deixe de odiar"), criada e patrocinada pela Benetton, é protestar contra a "cultura do ódio" (conheça o site da Unhate Foundation aqui).

Entre os líderes retratados estão o presidente americano, Barack Obama, que aparece numa das fotomontagens beijando o líder chinês, Hu Jintao e, em outra, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez; o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina) aparece beijando o premiê israelense, Binyamin Netanyahu; e a chanceler alemã, Angela Merkel, é retratada beijando o presidente francês, Nicolas Sarkozy (veja algumas das imagens aqui).

Já o papa Bento 16 dá um beijo no Imã do Cairo, Safwad Hagazi (a autoridade muçulmana do Egito). Uma faixa com essa montagem foi estendida na Ponte dell'Angelo, em Roma, localizada nas proximidades do Vaticano. O site oficial da fundação Unhate divulgou as montagens na manhã da última quarta-feira, mas antes do lançamento oficial pedestres curiosos já haviam fotografado as faixas espalhadas por Roma e Milão e as imagens foram divulgadas pela mídia italiana.

A repercussão foi tamanha que, no mesmo dia, a Benetton anunciou a decisão de retirar de circulação a fotomontagem com o papa e o imã sunita, dizendo-se "desolada com o fato de a utilização da imagem ter chocado tanto a sensibilidade dos fiéis". "Lembramos que o sentido desta campanha era exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas", comentou, em um comunicado, o porta-voz do grupo.

Minha opinião pessoal: é uma pena que a gente ainda viva em um mundo em que a imagem de duas pessoas se beijando, seja quem for, choque mais que tantas outras, de violência brutal, com que somos bombardeados diariamente - tanto na mídia quanto nas ruas. Mas, enfim... Achei a campanha, e o filme, lindos.

Um fim de semana de muitos beijos e muito amor para todos. :-)


Com informações da Folha de S. Paulo (aqui e aqui) e do Terra (aqui).

3 comentários:

Rodolfo Viana disse...

Poxa...eu tava preparando um post tá...rssss

:)

A Benetton sempre se posicionou de forma muito Clara...Todos sob todas as cores...


Só pra lembrar de outras:

http://senta.la/8f3s

Rebeca disse...

O problema com a homofobia é que ao invés de ver nessa fotomontagem um ósculo santo, elas vêem um beijo gay.
Um beijo nos lábios nem sempre é um interlúdio sexual, muitas vezes é apenas um gesto de carinho, respeito e confiança.
Campanha interessantíssima, pena que as pessoas só enxergam o que querem ver.
Ósculo santo para todos vocês! <3

Cris Serra disse...

Pois, é, Rebeca... mais um caso em que a maldade está nos olhos de quem vê. :-)

Ósculos e amplexos pra ti. ;-)

Cris

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...