sexta-feira, 18 de março de 2011

A práxis cristã e a Quaresma (1): jejum



Religião sem a 'práxis' é hipocrisia. Em grego esta palavra significa o que é feito por liberdade. É colocar teoria e boas intenções em prática. Espiritualmente, isso significa viver no nível da experiência.


Na práxis, entramos em um processo, em vez de apenas buscar um objetivo determinado. Estamos, portanto, também aceitando e trabalhando com as nossas imperfeições - porque, mesmo que talvez nossa práxis seja de fato boa, não estamos visando a nossa própria perfeição. Isso seria cair direto na armadilha do ego.

Isto é prático, mas também bastante sutil, pois envolve uma purificação de nossa motivação. Quando colocamos em prática o nosso discurso espiritual, a força egocêntrica das nossas motivaçoes se reduz. Lentamente nos encontramos fazendo o bem, simplesmente porque estamos nos tornando melhores; o bem pelo bem, em vez de visar nossa própria satisfação. A virtude é sua própria recompensa. Amamos a Deus pelo amor de Deus, não por aquilo que podemos tirar de uma relação especial com Ele.

A espiritualidade cristã identifica três formas de 'práxis' que são de especial relevância para aqueles que querem fazer algo na Quaresma: o jejum, a esmola e a oração.

Alguns jejuam ou se abstém de carne nas sextas-feiras da Quaresma - o jejum em geral significa ter uma refeição principal e não fazer lanches. Mas o jejum pode ser aplicado não apenas à comida. Nós podemos cortar outras coisas que consumimos, ou aquilo que absorvemos da mídia, ou hábitos que facilmente se tornam compulsivos, como assistir TV, escutar música no iPod, enviar mensagens de texto no celular, navegar na web, folhear revistas ou comprar mais do que precisamos.

Na meditação, chegamos à raiz de todos os desequilíbrios e extremismos, pela 'práxis' espiritual essencial de se tornar centrado fora de si mesmo. É por esta razão que isto nos faz sentir bem, porque nos permite experimentar o que a bondade realmente significa.


- Laurence Freeman, OSB
Traduzido por Leonardo Correa
Publicado originalmente no site da Comunidade Mundial de Meditação Cristã no Brasil.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...