quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Sistema prisional


Psicóloga expõe problemas de atendimento 

à saúde nos presídios do Rio

Márcia Badaró, do Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro, em entrevista ao Redação Nacional e ressaltou que as as condições de saúde dos presos é precária

No Redação Nacional desta segunda-feira (2), a psicóloga e representante do Conselho Regional de Psicologia no Fórum Permanente de Saúde do Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro, Márcia Badaró, apresentou os principais problemas de um sistema que comporta 34 mil presidiários, mas que só tem vaga para 24.215, segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional.
 
Márcia detalhou que o atendimento à saúde conta com cerca de 600 profissionais de saúde na ativa em todo o estado do Rio, e ressaltou ainda que as condições de saúde dos presos é precária e cita a tuberculose como uma das doenças mais alarmantes, já que é um mal que é transmitido via oral, ultrapassando os muros das penitenciárias.
 
Outros problemas foram apontados pela psicóloga: baixos salários dos profissionais (cerca de 2 mil reais para os de nível superior), a desativação recente de dois hospitais especializados e o não encaminhamento, por parte do governo do Estado, do plano de cargos e salários para a Assembleia Legislativa para aprovação. Ouça toda a entrevista aqui. 
 
Redação Nacional, programa diário de notícias da Rádio Nacional do Rio de Janeiro (AM 1.130), está no ar de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h da manhã, ao vivo.

Para ouvir a entrevista acesse o link:




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...