sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Igreja da Inglaterra propõe abençoar casais do mesmo sexo


LONDRES - Um grupo de trabalho da Igreja da Inglaterra recomendou que os sacerdotes possam abençoar casamentos gays, embora a benção não signifique a aceitação legal do matrimônio. O passo em direção a uma Igreja mais aberta foi moderadamente criticado por ir contra os ensinamentos da religião em relação à sexualidade.
A proposta estava entre 18 recomendações de um grupo de trabalho iniciado há dois anos para discutir a relação da religião com os fieis e clérigos homossexuais. Em 2013, o Parlamento britânico aprovou o casamento de pessoas do mesmo sexo. A intenção da Igreja da Inglaterra era se preparar para as mudanças sociais em andamento.
- Você pode fazer a igreja um lugar frio para gays e lésbicas ou você pode fazer dela um lugar mais acolhedor - disse Joseph Philling, o líder da comissão.
O grupo também sugeriu que a Igreja da Inglaterra deva discutir a questão do casamento entre pessoas do mesmo sexo com outras igrejas anglicanas.
Críticos, no entanto, dizem que a proposta de abençoar os casais gays vai contra os ensinamentos da Igreja, que entende que o sexo deve ser feito só dentro do casamento, uma relação que só existiria entre um homem e uma mulher.
O líder espiritual da Igreja da Inglaterra, o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, reinterou no começo deste ano sua oposição ao casamento gay. Mas reconheceu que há uma “revolução” no comportamento sexual e que a Igreja poderia ser vista como fora de passo com a opinião pública.
Os britânicos são cada vez mais tolerantes ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em 1990, 28% dos homens entre 16 e 44 anos eram tolerantes. Agora, 66% aceitam o casamento gay.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/igreja-da-inglaterra-propoe-abencoar-casais-do-mesmo-sexo-10911952#ixzz2m23C81bX 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...