domingo, 11 de agosto de 2013

Viver em minoria


A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,32-48 que corresponde ao 19 Domingo do Tempo Comum, ciclo C do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.

Lucas copilou no seu evangelho palavras cheias de afeto e carinho dirigidas por Jesus a seus seguidores e seguidoras. Muitas vezes elas não são percebidas. Porém lidas atentamente desde nossas paroquias e comunidades cristãs aparecem hoje com uma surpreendente atualidade. É o que se necessita para escutar Jesus nestes tempos que não são fácies para viver a fé.

“Meu pequeno rebanho”. Jesus olha com grande ternura para seu pequeno grupo de seguidores. Eles são poucos. É uma vocação de minoria. Não podem pensar em grandezas. Jesus imagina-os sempre assim: como um pouco de fermento escondido na massa, uma pequena “luz” no meio da obscuridade, um pouco de sal para dar sabor na vida.

Depois de séculos de “imperialismos cristãos”, os discípulos de Jesus aprenderam a viver em minoria. É um erro ter saudades de uma igreja forte e poderosa. É um engano procurar o poder do mundo ou tentar dominar a sociedade. O Evangelho não se impõe pela força. É contagiado por aqueles que vivem ao estilo de Jesus fazendo a vida mais humana.

“Não tenham medo”. Essa é uma grande preocupação de Jesus. Não quer que seus seguidores fiquem paralisados pelo medo ou afogados pelo desalento. Eles não devem nunca perder a confiança e a paz. Hoje, eles também são um pequeno rebanho, mas permanecendo unidos a Jesus, seu Pastor que os guia e os defende, podem viver com paz o tempo atual.

“O Pai de vocês tem prazer em dar-lhes o Reino”. Jesus lembra-lhes isso ainda uma vez mais. Eles não devem sentir-se órfãos. Tem a Deus como Pai. Ele confiou-lhes o seu projeto do Reino. Trata-se de um grande presente. O melhor que temos em nossas comunidades é a tarefa de que a vida seja mais humana e a esperança de conduzir a historia à sua salvação definitiva.

“Vendam os seus bens e deem o dinheiro em esmola”. Os seguidores de Jesus são um pequeno rebanho, mas nunca devem ser uma seita fechada em seus próprios interesses. Não podem viver de costas às necessidades de ninguém. Devem ser comunidades de portas abertas. Compartilham seus bens com todos os que precisam de ajuda e solidariedade.

“Deem esmola, isto é, “misericórdia”. Este é o significado original do termo grego. Os cristãos precisam mais tempo para aprender a viver em minoria no meio de uma sociedade secular e plural. Mas há algo que podem e devem fazer sem esperar nada em troca: transformar o clima que se vive nas comunidades, tornando-o mais evangélico. O papa Francisco nos está assinalando esse caminho com seus gestos e seu estilo de vida.

Fonte

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...