sábado, 17 de agosto de 2013

Exposição "Crux Crucis Crucifixus"


Encontra-se em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, até o dia 23 de setembro, a exposição Crux Crucis Crucifixus: O universo simbólico da cruz". A exposição apresenta peças que vieram do Museu de Arte Sacra de São Paulo e teve curadoria de Dalva de Abrantes. 

Logo na abertura, uma imagem se destaca muito, uma imagem de Cristo do Séc. XVIII, do recolhimento de Santa Tereza. É possível circular ao entorno da imagem em escala humana, além do efeito estético, ela tem um significado e um impacto religioso muito grande. Lembra a primeira encíclica de Francisco que cita o impacto que se tem diante da imagem de Cristo cruficicado, uma análise desse trecho já foi postada aqui no blog: Cristo Morto no Sepulcro.

Só essa experiência já justificaria a visita, mas ela oferece muito mais, como os retábulos da antiga matriz de Santo Amaro (SP), uma também marcante imagem de Cristo do século XVI, portanto, bem antiga, e um grande cruzeiro do século XVII.

Outra sala de grande interesse recebeu o nome de "Simbolismo das Cruzes" e apresenta imagens de cruzes ao longo de toda a história da humanidade e seus respectivos significados, por exemplo, o da suástica, apropriada pelos nazistas, mas que recebeu significados diferentes ao longo da história e em diferentes culturas.

A visita é recomendada não só pela experiência estética, mas também espiritual que suscita. Ela, inclusive, foi montada como parte dos eventos da Jornada Mundial da Juventude.

Imagem: Detalhe do Cristo do Séc. XVIII do recolhimento de Santa Tereza, retirada do folheto da exposição.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...