quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Obama cancela encontro com Putin após leis anti-gays


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cancelou uma reunião bilateral que teria com Vladimir Putin em setembro. A Casa Branca justificou o cancelamento devido à “falta de progresso” nas relações russo-americanas. O encontro estava previsto para acontecer antes da cúpula do G20, em São Petesburgo, também no mês que vem, evento no qual Obama pretende comparecer.

Em entrevista ao programa de Jay Leno na rede de TV NBC, na noite de terça (06/08), Obama fez duras críticas a nova lei russa de repressão a militância pelos direitos da comunidade homossexual. O presidente dos Estados Unidos disse que ele não tem “nenhuma paciência para os países que tentam tratar gays e lésbicas e transgêneros de maneiras que os intimidem ou que são prejudiciais a essas pessoas” (Obama se refere a Rússia e também a países africanos). 

A Rússia disse que vai aplicar a lei que proíbe a propaganda gay quando hospedar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi. Questionado se a lei teria um impacto sobre os jogos, Obama disse que acredita que Putin e a Rússia têm muita coisa em jogo “ao garantir que os Jogos Olímpicos funcionem”. “Eu acho que eles entendem que para a maioria dos países que participam nos Jogos Olímpicos, nós não toleraríamos que gays e lésbicas fossem tratados de forma diferente”, disse Obama, em meio a aplausos da platéia.



Fonte

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...