terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Campanha de enfrentamento à homofobia

Campanha de esclarecimento da população sobre homofobia e incentivo
à denúncia através do Disque Direitos Humanos - Disque 100.

A mobilização é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos
da Presidência da República, do PNUD, da Unesco e da TV Globo.

A peça é protagonizada pelos atores Marcos Damigo e Rodrigo Andrade, que interpretaram um casal gay na novela Insensato Coração.



4 comentários:

Equipe Diversidade Católica disse...

Desculpe, amigo anônimo, mas discordamos de você. "Casal", para nós, nesse contexto significa qualquer par de pessoas cuja relação é de natureza amorosa e/ou sexual - um sentido reconhecido por dicionários de referência como o Houaiss e o Aurélio, que refletem o uso atual que se faz dos vocábulos da língua portuguesa.

E, só para esclarecer, "sexual", aí, refere-se não somente à genitalidade, mas à sexualidade humana em seu sentido mais amplo, ligada ao prazer erótico e à expressão da afetividade de maneira geral.

Evidentemente, isso não impede que, caso sua esposa engravide de gêmeos, você se refira a eles como "casal", já que outro sentido da palavra, segundo o Dicionário Houaiss, é "duas coisas iguais, par, parelha". Portanto, não precisa se preocupar com isso!

Um grande abraço! :-)

Equipe Diversidade Católica disse...

Na verdade, caríssimo amigo, a "homofobia" se torna crime na medida em que incita ao ódio e à violência. Ninguém é obrigado a gostar dos gays nem a ser gay. Mas o direito à vida e à integridade física e psicológica tem precedência sobre o direito à liberdade de expressão. Ou seja: o meu direito de dizer o que eu penso termina onde começa a incitação à violência, seja ela física ou psicológica. E, infelizmente, muita gente morre, se machuca ou se mata por causa disso.

É verdade que os ânimos andam muito acirrados e encontramos pessoas com muita raiva tanto do lado que agride os gays e diz que vamos arder no inferno quanto do lado oposto. Mas não dá para generalizar nem demonizar nem um lado, nem o outro. Graças a Deus há vozes sensatas em todos os campos, e é com essas que precisamos nos empenhar em dialogar, a fim de construir um mundo mais fraterno em que haja espaço para todos, com suas peculiaridades e diferenças.

Por fim, amigo, ser gay não é apenas fazer sexo, anal ou seja de que forma for. Ser gay é amar pessoas do mesmo sexo, o que envolve toda a capacidade humana de expressar afeto e inclui a sua sexualidade integral, não só o ato sexual em si. Tenho certeza de que sua relação com a sua esposa envolve muito mais fatores do que simplesmente o momento do ato sexual: amizade, companheirismo, proteção, cumplicidade, responsabilidade mútua, respeito... Isso tudo culmina e é expresso no carinho e no afeto do ato sexual, mas não se limita a ele, não é? Com a gente, é a mesma coisa.

Espero ter esclarecido um pouco suas dúvidas.

Um abraço afetuoso.

:-)

Equipe Diversidade Católica disse...

Prezado,

a Equipe Diversidade Católica respeita qualquer opinião adversa e não restringimos qualquer tipo de comentários. Acreditamos que o nosso direito de dizer o que nós pensamos termina onde começa a incitação à violência, seja ela física, psicológica ou moral.

Sendo assim, nos reserva ao direito de não publicar comentários ofensivos ou que estejam em desacordo com o tema da notícia. Os usuários que desrespeitarem as boas normas de convivência deste blog poderão ter seus comentários apagados.


Equipe Diversidade Católica

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...