domingo, 12 de junho de 2011

Vem, Espírito Santo

Escultura em papel: Calvin Nicholls

Segundo São João, o Espírito faz presente Jesus na comunidade cristã, recordando-nos a Sua mensagem, fazendo-nos caminhar na Sua verdade, interiorizando em nós o Seu mandato de amor. A esse Espírito invocamos nesta festa de Pentecostes.

Vem, Espírito Santo, e ensina-nos a invocar a Deus com esse nome entranhado de "Pai" que nos ensinou Jesus. Se não sentimos a Sua presença boa no meio de nós, viveremos como órfãos. Recorda-nos que só Jesus é o caminho que nos leva até Ele. Que só a Sua vida entregue aos últimos nos mostra o Seu verdadeiro rosto. Sem Jesus nunca entenderemos a Sua sede de paz, de justiça e dignidade para todos os Seus filhos e filhas.

Vem, Espírito Santo, e faz-nos caminhar na verdade de Jesus. Sem a Tua luz e o Teu alento, esqueceremos uma e outra vez o Seu Projeto de reino de Deus. Viveremos sem paixão e sem esperança. Não saberemos por que o seguimos nem para quê. Não saberemos por que viver e por que sofrer. E o Reino continuará a esperar colaboradores.

Vem, Espírito Santo, e ensina-nos a anunciar a Boa Nova de Jesus. Que não deitemos cargas pesadas sobre ninguém. Que não opinemos sobre problemas que não nos doem nem condenemos a quem necessita sobretudo de acolhida e compreensão. Que nunca quebremos a cana gasta nem apaguemos a mecha vacilante.

Vem, Espírito Santo, e infunde em nós a experiência religiosa de Jesus. Que não nos percamos em trivialidades enquanto descuidamos a justiça, a misericórdia e a fé. Que nada nem ninguém nos distraia de segui-lo como único Senhor. Que nenhuma doutrina, prática ou devoção nos afaste do Seu Evangelho.

Vem, Espírito Santo, e aumenta a nossa fé para experimentar a força de Jesus no centro mesmo da nossa debilidade. Ensina-nos a alimentar a nossa vida, não de tradições humanas nem palavras vazias, mas do conhecimento interno da sua Pessoa. Que nos deixemos guiar sempre pelo Seu Espírito audaz e criador, não pelo nosso instinto de segurança.

Vem, Espírito Santo, transforma os nossos corações e converte-nos a Jesus. Se cada um de nós não mudar, nada mudará na Sua Igreja. Se todos continuarmos cativos da inércia, nada novo e bom nascerá entre os Seus seguidores. Se não nos deixarmos arrastar pela Sua criatividade, o Seu movimento ficará bloqueado.

Vem, Espírito Santo, e defende-nos do risco de esquecer Jesus. Apanhados pelos nossos medos e incertezas, não somos capazes de escutar a Sua voz, nem sentir o Seu alento. Desperta a nossa adesão pois, se perdemos o contato com Ele, continuará a crescer em nós o nervosismo e a insegurança.

- José Antonio Pagola

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...