quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PLC 122/06, Homofobia e Religião e "nós com isso"?


Uma série de iniciativas este ano vem colaborando para um diálogo produtivo e aproximando partes da sociedade cujo diálogo é de fundamental importância.

Anteontem, a Agência Senado divulgou oficialmente em seu site que:

“(...) o Plenário votou o requerimento que desarquiva o projeto de lei da Câmara (PLC 122/06) que torna crime a discriminação de homossexuais, idosos e deficientes. O PLC, popularmente conhecido como o projeto que criminaliza a homofobia, deixará o arquivo devido a requerimento protocolado nesta segunda-feira (7) pela senadora Marta Suplicy (PT-SP).

O projeto, que chegou ao Senado no final de 2006 e desde então tem suscitado bastante polêmica, já havia sido examinado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e será encaminhado agora à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).”

Além do movimento político para a criminalização da homofobia, há também a imensa contribuição social das entidades militantes, que vêm neste momento oportunamente tocar no assunto e ir ao cerne da questão do preconceito: o campo religioso.

Concretamente, a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), entidade responsável pela organização da atividade, divulgou o tema oficial da 15a Parada Gay. Trata-se de um questionamento  do conservadorismo religioso:

“Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!”

Assim, propõe-se à sociedade uma reflexão acerca da constante oposição de determinadas igrejas aos avanços dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

“A ideia é tocar no ponto das Igrejas de uma forma abrangente, universal. Ao dizermos ‘amai-vos uns aos outros’ estamos protestando pela igualdade social entre todos os homens, com um apelo fraterno. Soma-se a isso a valorização e a prática dos direitos humanos”, explica Ideraldo Beltrame, presidente da APOGLBT.

Nosso viés religioso-cristão-católico nos coloca nesta discussão, uma vez que nossa proposta é “ser um núcleo de vivência e aprendizado cristão e um canal permanente de comunicação entre grupos gays e grupos católicos.”

Esperamos, enquanto cristãos, contribuir nestes produtivos diálogos que se desenrolam este ano, com a mesma esperança e fé de que nossa sociedade será mais justa que qualquer outro membro da comunidade LGBT.

****

Além da parada gay em si, maior evento da cidade de São Paulo, que tradicionalmente acontece na Avenida Paulista e Rua da Consolação e neste ano será em 26 de junho, a entidade organiza em 2011 a 9ª edição do Ciclo de Debates, a 11ª Feira Cultural LGBT, o 11º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade e o 11º Gay Day.

Fontes:
APOGLBT
Agência Senado

4 comentários:

S.A.M disse...

Sempre curti o site e acompanharei aqui agora!

Fiquem com Deus!

Equipe Diversidade Católica disse...

Valeu, S.A.M.! Obrigado e seja bem-vindo! :-)

Renata Valente disse...

A Diversidade Católica, com muito entendimento e dicernimento das palavras de Jesus, sempre lutando com amor, apesar de as vezes ver a revolta de todos com a discriminação religiosa, vêm sempre com uma palavra de amor. agradeço esta entidade sempre..

Equipe Diversidade Católica disse...

Querida Renata, o sentido de sermos uma comunidade é que, quando um tropeça, sempre haverá alguém de pé ao seu lado para ajudá-lo a levantar... :-))) Um grande abraço! :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...