terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O sagrado fala aos homens de todas as gerações

Ilustração: Claudio Pastro

Em 2007, a propósito da visita do Papa Bento XVI ao Brasil, a agência ZENIT entrevistou o artista plástico brasileiro Cláudio Pastro, responsável pelo projeto artístico do interior da capela de Bento XVI em seu aposento no Seminário Bom Jesus em Aparecida.

Cláudio Pastro, um dos mais renomados nomes da arte sacra no Brasil, trabalhou na construção de cerca de 200 igrejas nos últimos 30 anos. É também o responsável por toda parte de arte que está sendo realizada no interior da Basílica do Santuário de Nossa Senhora Aparecida.
Indagado sobre "como fazer um trabalho em arte sacra que preserve a riqueza da Igreja e também capte os sinais dos tempos e das linguagens?", Pastro deu a resposta abaixo, que encontramos aqui.

O tempo passa sempre. O sagrado, que está ligado à eternidade, fala aos homens de todas as gerações. Uma imagem, uma pintura, uma escultura, um gesto de beleza que está ligado ao sagrado é uma linguagem universal que toca o mais íntimo de cada ser humano, que não nos cabe. Fazer arte sacra não é como encomendar uma peça de automóvel. Infelizmente, quem tem menos conhecimento disso hoje é o clero. Vê-se que os leigos estão buscando isso. Buscando uma vivência cristã profunda que permite o sagrado entrar na vida. É o sagrado que nos educa, não somos nós, com nossos interesses e nem com as nossas forças. E o que é o sagrado? É a presença do próprio Deus. Dando um exemplo, neste contexto de sagrado, o silêncio é fundamental. Na Basílica de Aparecida está escrito: "Silêncio, estamos orando". Eu disse para mudarmos essa placa e escrever: "O silêncio é oração". Quando você faz silêncio, você dá espaço para Deus falar. Quando tem só o essencial, você dá espaço para Deus entrar. Se você começa a encher com florzinhas, uma estátua aqui e outra ali, uma cortina acolá, não sobra espaço para Deus. A Igreja tem um jeito de ser e existir desde Jesus que se impõe no tempo e no espaço. Quando eu faço uma obra de arte, eu nunca penso nas pessoas, em como as pessoas vêem isso, mas eu estou interessado numa fidelidade, numa profundidade e numa espiritualidade séria. Depois é o Cristo que vai falar.

- Cláudio Pastro

Que a beleza e a simplicidade que cruzem nossos caminhos hoje nos sirvam de pontes para encontrar a Deus. Bom dia! :-)

Um comentário:

Fábio disse...

Querid@s,

o Cláudio Pastro é um artista plástico muito bom e muito capaz. Super liturgista... contemplar a arte dele é muito bom pq direciona "silenciosamente" à razão da existência da própria obra, o Outro que fala, Deus.

Sobre beleza e arte, recomendo muito o programa Sempre um Papo em que a poetiza Adélia Prado fala sobre as mesmas. Ela possui e expressa uma experiência belíssima com o Belo, o próprio Deus, em suas reflexões. Grande abraço,
Fábio

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...