segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Fome de espiritualidade

Ilustração: Deanne Cheuk

Reproduzimos abaixo, para reflexão, algumas considerações do teólogo basco Jose Antonio Pagola acerca da necessidade humana de alimentar sua dimensão espiritual. Publicado originalmente no Eclesalia, e reproduzido via Amai-vos.

(...) Na sociedade moderna, não é difícil observar sinais que mostram uma profunda fome de espiritualidade. É crescente o número de pessoas que procuram algo que lhes de força interior para enfrentar a vida de forma diferente. É difícil viver uma vida que não aponta para qualquer objetivo. Também não é suficiente se divertir.

(...) Outros sentem a necessidade de paz interior e de segurança para lidar com os sentimentos de medo e incerteza que surgem dentro deles. Algumas pessoas se sentem mal por dentro, feridas, maltratadas pela vida, desamparadas, com necessidade de cura interior.


(...) São cada vez mais numerosos aqueles que procuram por algo que não seja técnica, nem ciência, nem ideologia religiosa. Querem sentir-se de forma diferente na vida. Precisam sentir uma espécie de "salvação", entrar em contato com o Mistério que intuem dentro deles. [Grifo nosso]

(...) É um erro no interior mesmo da Igreja estar sendo incentivada, com freqüência, uma espiritualidade que tende a marginalizar Jesus como algo irrelevante e de pouca importância. Os seguidores de Jesus não podem viver uma espiritualidade séria, lúcida e responsável, se não for  inspirada pelo seu Espírito. Hoje nada é mais importante que oferecer às pessoas ajuda para se encontrarem internamente com Jesus, o nosso Mestre e Senhor.

Como será que cada um de nós tem vivido essa busca e cuidado do Mistério que vive no nosso interior?

Uma semana iluminada e luminosa para todos. :-)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...