segunda-feira, 7 de julho de 2014

“Tua fé te salvou”: I Encontro Nacional de Católicos LGBT


Queridos amigos,

é com grande alegria que convidamos a todos para nosso próximo evento aberto, o I Encontro Nacional de Católicos LGBT, a se realizar no sábado, dia 26 de julho, de 13h30 às 17h, na UNIRIO (Auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Humanas e Sociais/CCHS: Av. Pasteur, 458, em Botafogo/Urca, próximo ao shopping Rio Sul).(Veja como chegar: aqui)

Estaremos com nossos grupos irmãos de São Paulo, Brasília, Recife/Olinda, Belo Horizonte, Curitiba e Ribeirão Preto (SP), em uma tarde de encontro, partilha e troca de experiências dos católicos LGBTs brasileiros: quem são, como vivem sua identidade religiosa, como sentem a comunidade da qual fazem parte e como se dá sua atuação através dos vários grupos leigos organizados.

Vamos aproveitar para celebrar um ano do evento que realizamos durante a JMJ 2013, "O Jovem Homossexual na Igreja: I Encontro de Relatos e Experiências" (saiba mais aqui) e fazer um balanço de nossa caminhada com a Igreja.

A entrada é franca, sujeita apenas à lotação do espaço, e você será muito bem-vindo. Compareça! Será um prazer passar esse dia com você.

Confirme sua presença na página do evento no Facebook (aqui) e fique ligado nas novidades!

 Clique na imagem para ampliar

Programação:

13h30: Chegada e acolhida
13h45: Abertura
13h50: Abertura e apresentação: homoafetividade e fé cristã
14h10: Apresentação e breve história de cada grupo
15h10: Intervalo
15h20: Microfone aberto para depoimentos, dúvidas, partilha e discussão.
16h30: Encerramento
16h40: Lanche e confraternização


Sobre o Diversidade Católica e outros grupos de Católicos LGBT organizados no Brasil:

Somos um movimento de gays católicos praticantes que buscam conciliar as duas identidades: homossexual e religiosa. Procuramos, dentro do diálogo franco, caminhar junto à Igreja Católica, respeitando e reconhecendo sua liderança no papa Francisco, refazendo a ponte entre a comunidade homossexual e a Igreja, tendo como diretriz a certeza de que a mensagem do Evangelho é para todos e que não pode haver exclusão de qualquer forma dentro da expressão de fé.

O Diversidade Católica do Rio de Janeiro, que conta atualmente com mais de 200 membros, foi criado em 2007. De lá para cá, surgiram grupos-irmãos em São Paulo (Grupo de Ação Pastoral da Diversidade), Brasília, Recife/Olinda (Pastoral da Diversidade - Pernambuco), Belo Horizonte, Curitiba (Diversidade Católica do Paraná - DCPR) e Ribeirão Preto (Diversidade Católica de Ribeirão Preto (SP) e Região - DCRP), além de outros em formação. 

O batismo imprimiu em nós a marca indelével do pertencimento à Igreja de Cristo; por isso, almejamos a acolhida e reintegração de católicos LGBT que, por qualquer motivo, se sentiram excluídos da Igreja mas sentem o desejo de retornar à comunidade.

Os grupos mantêm encontros presenciais regulares e atuam também virtualmente. O Diversidade Católica do Rio de Janeiro, que realiza este primeiro encontro, está presente na internet através do blog [www.diversidadecatolica.blogspot.com.br], do site [www.diversidadecatolica.com.br] e do Facebook [www.facebook.com/diversidadecatolica].

Valores que norteiam nossa atuação:
1. Dignidade. Todas as identidades e orientações sexuais gozam de igual dignidade.
2. Perseverança. Somos cientes das provações do caminho e nos mantemos fiéis à missão.
3. Fraternidade. Somos uma comunidade cujos membros se ajudam mutuamente.
4. Tolerância. Estamos abertos ao diálogo com outros pontos de vista.
5. Fidelidade. Somos membros inalienáveis da Igreja Católica Apostólica Romana.
6. Caridade. Ajudamos o desenvolvimento pessoal dos nossos membros e da comunidade externa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...