segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pássaros no céu, lírios no campo

Foto: Dana-Kate

Continuando a pregação na montanha registrada por Mateus nos capítulos 5 e 6 de seu Evangelho, Jesus toca na nossa preocupação excessiva com as coisas do dia-a-dia, que acabam por nos fazer esquecer de coisas mais essenciais à manutenção da vida e das relações com aqueles que nos cercam.

Assim, o Mestre convida a multidão – e a nós, hoje! – a olhar os pássaros no céu e os lírios do campo. Que esforço fazem para ser o que são? Que preocupações ocupam seu viver? Óbvio que não se trata de um convite à irresponsabilidade, mas à confiança no cuidado do Pai para com seus filhos.

Confiança talvez seja, aqui, a palavra-chave. Confiar é entregar-se à certeza de que o Senhor irá prover aquilo de melhor para cada um de nós, ainda que por algumas vezes não consigamos enxergar Seus desígnios, ou entender para onde estamos sendo levados. Se cremos em um Deus que quer o melhor para cada um de nós, podemos viver como Santo Inácio nos ensinou fazendo tudo como se dependêssemos somente dos nossos esforços, mas esperando tudo como se tudo dependêssemos apenas de Deus. Esse é o verdadeiro significado da confiança.

Não é fácil a proposta do Senhor, pois indica que muitas vezes abrir mão de coisas que nos dão segurança. Por isso, o tênue limite entre confiança e irresponsabilidade. O cuidado de Deus para conosco não significa que tudo nos será proporcionado sem qualquer limite; ao contrário, a preocupação com a manutenção da vida é necessária. O alimento não chega à boca do pássaro: ele tem que fazer o esforço de buscá-lo e dividi-lo com seus filhotes. Também o lírio precisa sugar a água da terra, lançar suas raízes, enfim, esforçar-se para manter-se vivo. Cabe ao homem cuidar da vida que recebeu e esforçar-se para mantê-la com qualidade. O resto, cabe a Deus, é graça que Dele recebemos.

Portanto, possamos nos ocupar não com aquilo que o tempo corrói, mas com aquilo que possa ter um efeito definitivo na nossa vida e na de nossos irmãos: o reino de Deus e sua justiça.

Texto para reflexão: Mateus 6, 24-34


Artigo de Gilda Carvalho, publicado originalmente no Amai-vos. Boa semana a todos! :-)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...