terça-feira, 29 de julho de 2014

Nossas vozes, espalhadas pelo Brasil afora


Passado o "Tua Fé te Salvou": I Encontro Nacional de Católicos LGBT, enquanto vamos absorvendo o impacto de seus primeiros frutos - a formação da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT e a divulgação de seu manifesto - e nos preparamos para o trabalho que virá, aproveitamos para compartilhar aqui alguns depoimentos sobre o evento. Para quem quiser, fizemos também um álbum, com fotos e outros comentários, registrando um pouco da história dessa jornada (veja aqui).

"Acho que vou demorar em assentar o acontecido neste dia. Só que veio uma certeza nesta noite quando caminhava de volta pra casa: que eu acho que foi o Cristo Redentor que lhes ensinou a abrir os brazos e a abrazar ao mundo, como este é. Seguirei rezando por vocês assim como que tenho a certeza que vocês o fazem pelo mundo e por nós. Obrigado por me fazer parte de esta VIDA COMPARTILHADA."

- H. (MG/México)


* * *

"Por mais que eu cate as palavras cá dentro, elas insistem em continuar sussurando um pouco mais no coração, sem me deixar dizer muita coisa, ainda fervilhando e sendo processadas nesse monte de emoções e felicidades que foi o “Tua fé te salvou”: I Encontro Nacional de Católicos LGBT, no dia de hoje. Tudo o que tenho a dizer por hora é "obrigado". Obrigado a todos os meninos do Diversidade Católica, pelo encontro que construímos, um dos frutos dessa trajetória bonita trilhada desde 2006. Obrigado a todos os membros dos grupos que participaram do encontro, que a partir de hoje compõem a Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT. Obrigado por fazerem essa história de mudança acontecer. Obrigado por serem para mim - e permitirem que eu seja para vocês - a Igreja que queremos ver no mundo.

Deus abençoe e anime a nossa luta e caminhada. E parafraseando um amigo muito querido que esteve entre nós hoje: que não deixemos, jamais, que alguém tire de nós aquilo que temos de mais sagrado: o saber que somos sagrados. Amo vocês."

- Murilo (BA/MG/RJ)




* * *


É com profunda alegria que penso nesse fim de semana tão marcante, cheio de histórias incríveis e pessoas inesquecíveis. A fundação da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT é para mim não apenas um passo ou uma conquista, mas a materialização da imensa alegria que advém do Evangelho.

Desde o Vaticano II nós cremos em uma Igreja – Povo de Deus que caminha com toda a humanidade rumo ao Reino, uma Igreja guiada pelo Espírito, que a impulsiona e renova constantemente sem nunca deixar se enclausurar. 50 anos e muitas incertezas depois, recebemos a graça da eleição do Papa Francisco, que foi para cada um de nós uma grande luz, aquecendo os corações frios e iluminando caminhos que já não acreditávamos que existiam.

Nós estamos deixando pra trás uma Igreja fechada, saudosista, obsessivamente moralista, envelhecida, triste, e monolítica e estamos vivendo uma nova Igreja: aberta, dialogante, jovem, vibrante, que se arrisca sem medo de acidentar-se, fundamentada na Boa Nova salvífica de Jesus, uma Igreja que sai às ruas, presidida na Caridade, atuante como hospital de campanha e que respeita os diversos. É a Igreja de Medelín e Aparecida, de Dom Paulo, Helder Câmara, Martini, Romero, Tereza, Dulce e tantos grandiosos santos e santas!

Por isso minha alegria com nossa Rede, porque as mudanças na Igreja não vêm exclusivamente de cima. Vêm do seu povo, da sua base, onde passeia o Espírito. Leigos, pobres, mulheres, gays, excluídos, a cada um de nós cabe à tarefa de renovar a Igreja partindo sempre do Evangelho!

Agradeço a Deus pela vida de cada um que esteve no Encontro, presente fisicamente, virtualmente ou em orações. Agradeço por todos que já caminharam conosco e pelos muitos que ainda chegarão!

Meu obrigado imenso (...) ao Bom Deus que permitiu isso tudo!

Amém! Aleluia!"

- Lucas (SP)


* * *
Bom dia família! Gostaria de partilhar minha satisfação e alegria de estar com vocês neste maravilhoso evento. Confesso que mesmo participando no DC estava decidida a desistir de uma vivência mais engajada na igreja. Minha paróquia passa por uma grande crise e estou desgastada das picuinhas e bla bla blas paroquiais que não levam a nada. Ter estado com vocês me fez não sei se mudar de ideia, mas não desistir totalmente, aguardar o tempo certo para agir e não desistir de agir, porque a semente que eu plantar hoje futuramente será colhida - e é somente isso que importa, da mesma forma que hoje eu colho frutos plantados pelos pioneiros em nossa causa. Gratidão por existirem e fazerem parte de minha vida!! De fato, hoje vejo-me como Lázaro, saindo do sepulcro depois de tanto tempo morta, e certamente o DC tem uma enorme parcela nisso. Gratidão por TUDO!! Amo vocês!

Conhecer este grupo foi experimentar um abraço de Deus q sempre tive desejo imenso de experimentar e buscava há tempos... sou imensamente encorajada a continuar cada vez que lembro que o DC existe. Isso é muito bom pra mim pois me dá sopro de vida!!

- Aline (RJ)


* * *

“Perguntaram o motivo de eu me envolver com um grupo católico para a inclusão LGBT na Igreja. Nunca tive que enfrentar problemas causados pela minha sexualidade na família, na escola/universidade, entre amigos, no trabalho...

Mas me engajo pelas meninas lésbicas que são estupradas DIARIAMENTE, pelos meninos e meninas que se suicidam por não serem aceitos, pelas vítimas físicas da intolerância, pelos adultos esquizofrênicos por não se aceitarem como são... 
Por eles e por causa deles estou no Diversidade Católica. O que é quase um masoquismo, já que acender luzes em uma instituição que ainda é medieval em vários setores é dar porrada em ponta de faca. Mas, talvez até por isso, estou lá. Adoro desafios.
Este documento é o primeiro fruto de um encontro nacional no último fim de semana. E este documento me ajuda a fazer um outing (pra mim mais difícil que o outro outing): sim, eu sou do Diversidade Católica.

Beijos."

- Sergio (RJ)


* * *
A vida é engraçada, muito engraçada. Ela nos tira coisas e pessoas e, ela mesma, trata de colocar coisas e pessoas nas nossas vidas, não substituindo o que foi tirado, mas como que compensando a perda mostrando que muito de bom ainda não nos era conhecido. O encontro nacional de católicos LGBT que participei este fim de semana, no Rio de Janeiro, foi surpreendente. Fui para coletar dados e como forma de conhecer melhor outras realidades para minha pesquisa de mestrado, mas lá me deparei com uma infinidade de vidas diferentes e que se encontravam em um ponto: A fé e o amor pela igreja. Os momentos vividos nesse fim de semana marcaram e marcarão ainda, por um bom tempo, a vida de quem lá estava. Aos novos amigos deixo o meu carinho, abraço e a vontade de ajudar na busca de uma sociedade mais justa e igual. Aos novos amigos deixo a minha disponibilidade em propagar a luta de cada participante do encontro e o desejo de dias melhores e de uma igreja mais humanizada, aberta aos sinais do tempo. A tod@s fica a minha voz, aqui no RN, como a voz de todos que estão espalhados pelo Brasil todo, animando e encorajando uns aos outros. Beijo na alma de todos e #Avante!
 
- Assis (RN)


* * *

"O dia de hoje foi de silêncio e ação de graças. Silencio para ainda deixar ecoar em mim os sentimentos de alegria, fraternidade e amorosidade, vividos ontem no 1º Encontro Nacional de Católicos LGBT. A ação de graças por poder amar a Deus nos meus irmãos no grupo católico Diversidade Católica e poder expandir este amor. Agradeço a todos que me acolheram no DC em especial Cristiana e Juliana, que foram as primeiras neste acolhimento, numa noite de vigília Pascal (Aleluia). Agora novos desafios, e conquistas estão por vir com a Rede Nacional, graças a Deus! Com fé, alegria e amor, vamos seguir. Deus é bom!

'... E há algo que tudo supera: a perfeição consiste no amor e no conhecimento de Deus, e a amizade está junto dela como uma espécie de escada — de modo que o homem, de amigo do homem, sobe um infinito degrau e se torna amigo de Deus, conforme diz o Salvador no Evangelho: Já não vos chamo servos, mas amigos' (Elredo de Rievaulx)."

- Rosilene (RJ)
 

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...