segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Deus vem para todos


Linda a mensagem final publicada no folheto da Missa da Arquidiocese do Rio de Janeiro deste domingo, 22/12/13. Reproduzimos e fazemos destas as nossas palavras, como uma oração pelo respeito às diferenças e pela inclusão na Igreja e no mundo.

"Celebrar o Natal implica vencer aquilo que nos impede de ver nos outros nossos irmãos." Que a luz dAquele que veio e vem "salvar a todos, sem distinção, os pecadores e os que se acham justos", ilumine nossos corações, nos inspire em nossa caminhada rumo a uma fraternidade cada vez maior e não nos deixe esquecer: "TODOS preparam o caminho real por onde vem o Messias (...) ninguém é estranho ao amor de Deus manifestado em Cristo Jesus". Saibamos acolhê-lO em cada um dos irmãos, sem exceção!

Feliz Natal! 

Estamos às vésperas do Natal do Senhor, e como toda família que se prepara para o nascimento de um filho, a liturgia deste domingo coloca diante de nossos olhos um álbum de família.

São Mateus, cujo Evangelho, dentre os quatro símbolos do livro do profeta Daniel - o leão, a águia, o touro e o homem alados - é simbolizado pelo homem, começa o texto sagrado com a genealogia de Jesus. Ao vir ao mundo, Deus feito homem nasce uma família humana. Desde Abraão até José, são três séries de 14 nomes. Quatorze é o número de David (D = 4, V = 6, D = 4), como que indicando que Jesus é 3 vezes Davi, o Filho de Davi, por excelência.

Na lista de antepassados, encontram-se também pagãos e mulheres estrangeiras: Tamar, Ruth, a moabita, e pecadoras como a mulher de Urias, com quem Davi havia pecado; e Raab, a prostituta cananeia que ajudou os hebreus durante a conquista de Jericó. A mensagem de Mateus, que conheceu e conviveu com Jesus, é muito clara: o Senhor veio salvar a todos, sem distinção, os pecadores e os que se acham justos. Todos preparam o caminho real por onde vem o Messias.

A menção dessas mulheres traz uma mensagem claríssima: nenhum de nós que se prepara para celebrar o Natal deve se esquecer de que o Senhor veio e vem para todos, que ninguém é estranho ao amor de Deus manifestado em Cristo Jesus, que espera de nós uma resposta de acolhida. Celebrar o Natal implica vencer aquilo que nos impede de ver nos outros nossos irmãos; é vencer todo orgulho egoísta, todo sentimento injusto. Fazer do Natal uma ocasião para sermos melhores.

Diante de nossos olhos a liturgia nos coloca mais uma das belas imagens do Advento: a figura querida e amada de São José. Também ele foi humilde bastante para vencer a sua limitação, sua incapacidade de entender um mistério que lhe supera. Aceita com humildade ser esposo de uma mulher que humanamente não será exatamente sua, ser pai de um filho que não é seu, do qual cuidou, protegeu como verdadeiro pai e esposo fiel. Esta é a grande mensagem do Natal: Deus faz maravilhas com aqueles que se deixam iluminar pela humildade. A todos um santo e abençoado Natal do Senhor!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...