quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O Papa e o Casamento Gay

Foto: Rodney Smith

O discurso anual do papa Bento XVI aos diplomatas no Vaticano (1) recebeu uma dura manchete de uma agência internacional de notícias: "Casamento homossexual é 'ameaça' à humanidade, diz papa". E ainda: "Declarações são as mais fortes proferidas por Bento XVI contra união gay" (2).

Quem se der ao trabalho de ler o pronunciamento do papa (aqui) vai encontrar uma gama de questões internacionais sob a ótica de um humanismo de inspiração cristã. São temas como a crise econômica mundial e sua incidência sobre as nações e sobre a juventude, os conflitos do Oriente Médio e da África, as manifestações em favor da democracia, as migrações, o acesso universal à educação, a liberdade religiosa, os desastres ecológicos, e a luta contra as alterações climáticas e contra a pobreza extrema. Há até uma menção à “Rio+20”, a próxima Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável.

O que supostamente disse o papa sobre a ameaça do casamento gay à humanidade? Eis o trecho:
"[...] a educação tem necessidade de lugares. Dentre estes, conta-se em primeiro lugar a família, fundada sobre o matrimónio entre um homem e uma mulher; não se trata duma simples convenção social, mas antes da célula fundamental de toda a sociedade. Por conseguinte, as políticas que atentam contra a família ameaçam a dignidade humana e o próprio futuro da humanidade."
A alusão ao casamento homossexual é no máximo indireta, e mesmo assim questionável. Por que esta união atentaria contra a família tradicional? Os gays não têm obrigação de se tornarem héteros e de se casarem com pessoas de outro sexo. Até porque, para o direito eclesiástico, um matrimônio assim é nulo. Além do mais, as terapias de reversão são proibidas, pois a homossexualidade não é doença. Os héteros, por sua vez, não são gays enrustidos prestes a debandarem diante da possibilidade de união homo. Portanto, casamento homo e casamento hétero são de naturezas distintas e não concorrem entre si. Não há ameaça.

De qualquer maneira, o papa não disse aos diplomatas que o casamento gay é uma ameaça à humanidade, ainda que outras vezes tenha se manifestado contra esta forma de união. Há, no entanto, um ranço moralista que só enxerga proibição e condenação no ensinamento da Igreja, sobretudo a respeito de sexo. E todo o resto é irrelevante. Este ranço não está somente nos segmentos ultraconservadores da Igreja, mas também em certa imprensa facciosa que só quer fazer alarde para vender notícia.

Quantas questões de suma importância não foram levantadas pelo papa? Quantos desses assuntos não merecem séria reflexão e engajamento das nações, da opinião pública e dos organismos internacionais? Mas tudo isso é omitido pelo ranço moralista, que embolora as mentes e aliena as pessoas. Que Deus nos livre deste triste empobrecimento humano.

Equipe do Diversidade Católica

Notas:
(1) Leia o discurso do papa na íntegra aqui
(2) Notícia no G1 aqui. Fonte: Reuters.

* * *

Atualização em 16/01/12:

  • Uma das colaboradoras do blog publicou uma reflexão pessoal acerca da repercussão desta nossa nota (veja os comentários deste post), aqui.
  • Em 14 de janeiro, mais ou menos na mesma linha do texto acima, um jornalista do The Guardian denunciou que a agência Reuters atribuiu ao Papa Bento XVI uma frase sobre o "matrimônio homossexual" que ele nunca pronunciou. Leia aqui. (Note que esse link é para um site católico, mas, até onde temos conhecimento, foi o único veículo em português que noticiou a denúncia. Caso prefira, leia a nota original, em inglês, aqui.)

20 comentários:

Grampo disse...

Esse tipo de tentativa de abafar que sua religião odeia seres humanos homossexuais, é deprimente.

O VIADO E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Cristina, desculpe, mas acho que a gente vai acabar brigando feio por essa questão e eu não gostaria... Não é de hoje que esse papa têm se mostrado o mais reacionário possível e, portanto, se desta vez ele não disse, nas outras disse coisas medonhas sobre a homossexualidade e sobre @s LGBT's. Não acho que podemos tapar o sol com a peneira, desculpe... Não concordo e, por favor, se quiser me exclua... é super fácil. Colaborei com o Diversidade Católica por acreditar que as Igrejas Inclusivas são extremamente importantes e até mesmo já briguei feio em defesa delas, muito feio e pessoas daqui sabem. Mas "Diversidade" não é isso! Vocês estão ficando muito parecidos com uma certa parcela partidarista que acha que toda imprensa é "PIG" ( Esse é o termo que usam, que quer dizer: Partido da Imprensa Golpista...) e eu acho duas coisas: em primeiro lugar, nem toda imprensa é assim, há imprensas e imprensas, há mídias e mídias e nem todas estão fazendo conluios. E, por outro lado, militantes e lutadores e lutadoras LGBT's não são bonequinhos manipulados que não percebem... Esse papa, me desculpe, é um cretino! Se desta vez não disse, em outras disse horrores, é um fascista. Aliás, a igreja católica silenciou durante o Holocausto Judeu, nada fez contra a homofobia também. Por favor, percebo a guinada de vocês ao conservadorismo e este não é o meu caminho. Acho inclusive, a raiva algo muito saudável, na História da Humanidade. Bloqueia que esse jogo eu não faço mesmo! E perderam mais um defensor, mas eu só defendo o que é justo, não vou defender esse papa! Ele nunca esteve do nosso lado e nem nunca estará.... NEM MANIPULADOS PELA IMPRENSA E NEM MANIPULADO PELA "DIVERSIDADE" CATÓLICA, que vem demonstrando que nada tem de diversa e ainda exerce a censura podre... tratar todos e todas como manipulados e sem capacidade se perceber é extremamente ofensivo e vilipendiador. VIVA A LUTA LGBT!!! FORA PAPA FASCISTA E REACIONÁRIO, NÃO É DE HOJE.... FORA!!!!
RICARDO ROCHA AGUIEIRAS
AGUIEIRAS2002@YAHOO.COM.BR

Equipe Diversidade Católica disse...

Desculpe, amigo Grampo, mas há um engano aí. O cristianismo traz uma mensagem de amor incondicional e irrestrito e inclusão que se estende a todos, sem distinção. A homofobia que se encontra hoje na Igreja é a mesma que se encontra em toda a sociedade, e, assim como na sociedade maior a homofobia vem pouco a pouco cedendo espaço e diminuindo, também na Igreja se verifica a mesma situação. A doutrina católica prega o respeito e o acolhimento aos gays; onde isso não existir, é uma distorção grave. Ainda assim, é fato que muitos aspectos fundamentais ainda precisam mudar, e estão muito distantes da mensagem evangélica de Cristo. Caso se interesse em aprofundar essa reflexão, dê uma olhada aqui. Um grande abraço!

Equipe Diversidade Católica disse...

Muitíssimo querido amigo Ricardo,

Entendo a sua irritação. Pessoalmente, não sou nem um pouco fã do Ratzinger e não estou defendendo a ele especificamente. Mas justamente diante da sua raiva, que sei que não é um caso isolado e sei que tem uma boa justificativa para existir, fico impressionada com o desserviço prestado pela imprensa quando faz esse tipo de distorção e apenas acirra um conflito e piora uma situação que, por si, como vc mesmo disse e com toda razão, já é feia. É claro que, assim como nem tudo o que a Igreja faz é um lixo, nem toda imprensa é assim. Mas, neste caso E em outros antes, houve sim uma distorção. E, se simplesmente alimentarmos o ódio à Igreja ou a qualquer outra instituição homofóbica, o que vamos fazer? Declarar guerra? Bombardear o Vaticano? Classificar o Ratzinger como monstro e encomendar um atentado para matá-lo? Mandar todos os cristãos para um campo de concentração? A homofobia existe. Como mudar isso? Como promover uma mudança na nossa sociedade e cultura? Qual é a estratégia? O perigo da demonização do inimigo, da polarização em campos opostos e excludentes, é que a lógica que tende a se instalar aí é a do totalitarismo, não a do pluralismo. E porque a lógica da violência da qual hoje nós, gays, somos as vítimas, permanece, de uma guerra dessas não há vencedores, todo mundo perde.

Um beijo carinhoso.

Cris
(Equipe Diversidade Católica)

Rodolfo Viana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodolfo Viana disse...

Grampo,

muito pelo contrário. Não abafamos (falo por mim e como integrante da equipe de colaboradores do blog) muitas vezes denunciamos e tentamos destinar um outro olhar.

Ricardo e Grampo,

justiça seja feita, eu sou o primeiro a gritar quando o Magistério fala asneiras como a divulgada. Porém, mas revoltante que as asneiras que vemos, são as que lemos. Notícias mal apuradas, distorções pra escandalizar e vender. Esta técnica é do arco da velha. Como colega de classe dos jornalistas me arrepia a alma.

Temos todo o direito de discutir o que deveria/poderia ser dito no discurso. Há, neste discurso, um tratamento silencioso e velado, como se simplesmente não existíssemos, sendo possível nele dizer mentiras apenas falando a verdade. Então, vamos refletir e agir com nossas inteligências sobre isso. Mas, daí a ler uma distorção irresponsável...e seguir adiante nela...é demais.


Justiça seja feita, mas seja feita pra todos, não é com a ausência dela que chegaremos em algum lugar, e teremos algum suposto beneficio. Suposto mesmo, pq este tipo de coisa só gera ódio.

Fiz um post sobre o assunto pq o nível péssimo que foi a repercussão desta notícia me assusta. Veja: http://diversidadecatolica.blogspot.com/2012/01/discurso-do-papa-e-o-discurso-do.html

Ricardo,

leio sempre suas colaborações riquíssimas e não é porque discordas que devemos nos excluir. Muito pelo contrário, há a oportunidade de sermos mais plurais, não acha?

Se pra mim é repugnante o que a imprensa faz, neste micro espaço é valioso "matar o cobra e mostrar o pau" e ir à além, do discurso do Papa e do que quer que seja e ir além da imprensa também.


Rodolfo Viana

O VIADO E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

http://blogs.tn.com.ar/todxs/2012/01/01/el_papa_pide_perdon/

Rodolfo Viana disse...

Sem dúvida, seria a melhor notícia que poderíamos ler em 2012!

:)

O VIADO E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Rodolfo Viana.... Já que agora resolveram usar o próprio nome em vez de um cômodo e conveniente "Diversidade Católica", apenas quero dizer que MUITO MAIS REPUGNANTE, MUITO MESMO, NEM TEM COMO COMPARAR - É o que a tal igreja católica e seus papais fazem e fizeram ao longo de sua história, muito, muito muito pior do que o que a imprensa faz. Principalmente quanto achar que nós, leitores ou militante, não temos condições de pensar com nossas cabeças e somos manipulados. Aconselho, sim, que me exclua, pois como eu disse, não é de hoje que vejo posturas em vocês, aqui e no facebook que, para ser educadinho - coisa que não sou, ainda bem, prefiro ser autêntico por que o jogo é mais limpo - levam ao reacionarismo e ao conservadorismo. Vocês são , antes, muito antes, de serem LGBT's, meramente católicos. E eu sou, acima de tudo gay! Sei onde dói o meu calo e não sou manipulado. Que importa ou refresca a situação mundial da homofobia se, desta vez, o tal papai adorado por vocês não disse o que estão dizendo que disse se, todas as outras vezes ele disse, sim, comprovadamente, documentadamente... ? O que refresca? Se tod@s sabemos exatamente e com certeza o que o papai de vocês pensa? Mantenham distância que estou literalmente cheio de suas hipocrisias. Ah, ainda bem que existe a psicanálise e a filosofia que nos mostram o quanto é saudável a raiva e o ódio, que nos mobiliza para a luta, não para o conformismo hipócrita.

Rodolfo Viana disse...

Ricardo,

Quando falamos em nome da Equipe Diversidade Católica temos uma coluna de pessoas (à direita) que colaboram e nos tornam uma Equipe. Quando opto por falar em meu nome, significa que a opinião é puramente minha, concordando a Equipe ou não.

Guy Debord, tem uma frase bem clichê do trabalho dele, dizia que “tudo que é bom aparece e tudo que aparece é bom” a crítica dele, completamente apocalíptica, dizia que todo este espetáculo mediático era alienante que nossa sociedade vivi por e para o espetáculo. Se esta nota da Reuters, replicada sem apuração, não é parte de um espetacular desejo de fomentar debates que só elevam os níveis de audiência dos meios de comunicação a que se destinam a replicá-lo, não sei bem qual é o objetivo, critica? Duvido muito.

Como bem lembrado pela Cris, a Igreja é marcada por intensa homofobia, o que nosso grupo num formato micro-político tenta fazer é dialogar na tentativa de que todo este lixo histórico seja no mínimo reciclado. Porque acreditamos que nossa crença em Cristo não passa pelo que vemos diante dos nossos olhos na própria Igreja.

Detesto ser cerceado tendo que ser gay e não podendo ser católico e vise-versa, tendo que ser de esquerda e não dando o braço a torcer pra direita, nunca. Se sendo branco, não podendo ser negro, ignorando as centenas de gradações de cores que há de um a outro.

No mais, o Rodolfo Viana que entende como uma questão de gênero e identitária ser gay, é também católico, publicitário, jogador de vôlei, teimoso, implicante, reacionário pra cacete, e inúmeras outras coisas que compõem o humano que sou. Mas, acima de tudo um humano que vive na mais perfeita CNTP’s.

Escroto, escroto mesmo, é pensar que pra discordar de umas das muitas instituições que faço parte tenho que sair dela e bombardeá-la. Não concordo com um monte de coisas do Estado, e não tenho como sair dele, afinal cairiam em outro, e em outro. Só Deus sabe o quão discordo da Igreja que vivo e não é por isso que minha pertença religiosa deve ser abalada, mas sim sendo político, ético, cidadão e cristão, no caso do Diversidade, prefiro permanecer e formar a minha resistência.

Rodolfo Viana

O VIADO E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Santo Agostinho

Mulheres não deveriam ser educadas ou ensinadas de nenhum modo. Deveriam, na verdade, ser segregadas já que são causa de horrendas e involuntárias ereções em santos homens.

Ora, uma serva ou uma escrava nunca tem muitos senhores, mas um senhor tem muitas escravas. Assim, nunca ouvimos dizer que mulheres santas tivessem servido a vários maridos e sim que muitas serviram a um só marido. Isso não é contraditório à natureza do casamento.

É Eva, a tentadora, que devemos ver em toda mulher. Não consigo ver que utilidade a mulher tem para o homem, tirando a função de ter filhos.

São Jerônimo

Se é bom não tocar uma mulher, então é ruim tocar uma mulher sempre e em todos os casos.

A mulher é uma ferramenta de Satã e um caminho para o Inferno.

São Bernardo de Clairvaux

O cristão se glorifica na morte de um pagão, porque por ela Cristo mesmo é glorificado.

São Odo de Cluny

Abraçar uma mulher é como abraçar um saco de esterco.

São Crisóstomo

João Crisóstomo (349-407), bispo de Alexandria, foi sagrado santo pelas Igrejas Católica e Ortodoxa e era extremamente antissemita.

Trechos de sua publicação, Homilias contra os Judeus:

Os judeus sacrificam suas crianças a Satã… eles são piores do que bestas selvagens. A sinagoga é um bordel, um buraco da escória, um templo de demônios devotados a cultos idólatras, uma assembleia criminosa de judeus, um ponto de encontro dos assassinos de Cristo, uma casa de má fama, um abrigo de iniquidades, um abismo de perdição.

Os judeus caíram para uma condição inferior à do mais vil dos animais. Depravação e embriaguez os trouxeram para o nível do bode luxuriento e do porco. Eles só sabem uma coisa: satisfazer seus estômagos, ficar bêbados, matar e bater uns nos outros como vilões e cocheiros.

Hans Konzelmann

A Igreja vive da certeza de que os fatos revelados pelas pesquisas modernas sobre Jesus não são de conhecimento público.

Papa Bento XIV

Naquela época se realizou o grande concílio de Piotrkow (Polônia) sob nosso grande predecessor e compatriota Gregório XIII (1572-1585)… Para a grande glória de Deus, ele proibiu o princípio da liberdade de consciência; seus simpatizantes estavam tentando introduzí-lo na Polônia

Papa Leão X

A fábula de Cristo é de tal modo lucrativa que seria ingénuo advertir os ignorantes do seu erro.

Papa Leão XIII

É totalmente ilícito exigir, defender ou conceder incondicionalmente a liberdade de pensamento, expressão ou culto, como se esta fosse um direito natural do homem.

Tolerar igualmente todas as religiões… é o mesmo que ateísmo.

Não é lícito ao Estado nem aos indivíduos ignorar as obrigações religiosas ou tratar como iguais as demais religiões.

Papa Pio IX

O estado (constituição dos EUA) não tem o direito de deixar que cada um seja livre para professar e abraçar qualquer religião que deseje.

O VIADO E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Madre Teresa de Calcutá

Leia mais sobre a Madre Teresa de Calcutá.

“A AIDS é o justo castigo por um comportamento sexual inadequado.”

Acho muito bonito que os pobres aceitem sua sorte, que a compartilhem com a paixão de Cristo.

A superpopulação não é um problema, é a vontade de Deus.

Cardeal Pedro Segura

A liberdade de imprensa é um dos maiores males que ameaçam a sociedade moderna.

Padre Antônio Vieira

É melhor ser escravo no Brasil e salvar sua alma que viver livre na África e perdê-la.

Adolph Hitler

Mesmo hoje, eu acredito que estou agindo de acordo com a vontade do Todo Poderoso Criador: me defendendo dos Judeus, estou lutando para o trabalho do Senhor.

Adolph Hitler em Mein Kampf, Capítulo 2
Napoléon Bonaparte

Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas.

Rei Henrique VII

As crianças, os idiotas, os lunáticos e as mulheres não podem e não têm capacidade para efetuar negócios.

Graciano

O homem, mas não a mulher, é feito à imagem de Deus. Daí resulta claramente que as mulheres devem estar submetidas a seus maridos e devem ser como escravas.

Tertuliano

Ah, que cena magnífica! Como eu vou rir e ser feliz e exultar quando eu vir esses filósofos tão sábios, que ensinam que os deuses são indiferentes e que os homens não tem alma, assando e torrando diante de seus discípulos no inferno.

É para ser acreditado de todas as formas, porque é absurdo.

Aristóteles

A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens. A mulher é, portanto, um homem inferior.

Alexander Campbell

Não há nada na Bíblia proibindo a escravidão, apenas a organizando. Podemos concluir que ela não é imoral.

Reverendo Jerry Falwell

A AIDS não é apenas a punição de Deus aos homossexuais; ela é a punição de Deus contra a sociedade que os tolera.

Pat Robertson

O feminismo não busca direitos iguais para as mulheres. É um movimento político socialista e anti-familiar, que encoraja as mulheres a deixar seus maridos, matar suas crianças, praticar bruxaria, destruir o capitalismo e se tornarem lésbicas.

Sei que às mulheres dói ouvir isto mas, quando se casam, estão aceitando a liderança de um homem, seu marido. Cristo é a cabeça do lar e o homem é a cabeça da mulher. Assim são as coisas, ponto final.

George W. Bush

Não, eu não acho que ateus deveriam ser considerados cidadãos, muito menos patriotas. Esta é uma nação sob Deus.

O VIADO E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Equipe Diversidade Católica disse...

Ricardo,

Respeitamos o ponto de vista de cada um, mesmo quando diferente do nosso; porém, gostaríamos de esclarecer que, em respeito aos colaboradores e demais leitores deste blog, a equipe se reserva o direito de retirar comentários ofensivos.

Um fraterno abraço,

Cristiana
Equipe Diversidade Católica

O VIADO E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Ofensa é achar que todo o mundo é manipulado, isso é ofensa vil e mesquinha. E já que é assim EXIJO que retirem TODOS os meus artigos que colocaram aqui, para não pensarem que compactuo com suas formas espúrias de pensar e nem que defendo o indefensável papa fascista, comprovadamente! Retirem imediatamente meus artigos desse "site", tão fundamentalista como qualquer outro. E não fui eu o primeiro a usar termos como "escroto". Apaguem todos os meus artigos aqui, é um DIREITO MEU, não quero ser confundido com vocês!

O VIADO E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Bem que eu tinha sido avisado... risos... e nesse dia, até briguei por vocês...kkkkk... como fui ingênuo!

O VIADO E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Ah, e só para encerrar mesmo: não fui eu que resolvi ficar vindo aqui, até tinha deixado passar, não queria comentar esse post absurdo e ofensivo de vocês, onde somos tratados como seres não pensantes. Foi a Cristina que, hoje, resolveu me chamar e me linkar lá no facebook, achando que eu fazia parte da mesma laia que defende o indefensável papa. E, por falar em papa, é bom saber que eu não tenho papas na língua....kkkkkk como vocês. E dane-se se excluem meus comentários aqui, só confirmam tudo o que eu penso e tudo o que já tinham me advertido.

Equipe Diversidade Católica disse...

Ricardo, nem eu, nem ninguém aqui, achamos que todo mundo é manipulado. Isso não foi dito em momento algum. Em meu Facebook, eu fiz um desabafo pessoal, pela forma como a Reuters divulgou uma notícia distorcida e pela repercussão que isso tomou. Lamento profundamente por tudo isso. Quanto aos seus textos, já que esse é seu desejo, serão retirados, em respeito a você. Mas, como eu disse: lamento profundamente.

Um beijo carinhoso.

Cristiana
Equipe Diversidade Católica

Grampo disse...

Gente será que esse blog é pago para ficar defendendo o idefensável? o acara acabou de postar que o catolicismo é estruturalmente homofóbico, que todos os seus principais expoentes eram contra homossexuais, e outros grupos sociais e as "pollyannas" querem nos convencer que essa religião que matou milhares de pessoas queimadas vivas, afogadas e toturadas (ou seja não foi diferente de nenhum outro regime totalitário) merece algum tipo de consideração por nossa parte. Me poupem, é muita sindrome de cachorro viralata.

Rodolfo Viana disse...

Grampo,


entendo perfeitamente o que você quer dizer.

Mas, repito as questões da Cris:

"o que vamos fazer? Declarar guerra? Bombardear o Vaticano? Classificar o Ratzinger como monstro e encomendar um atentado para matá-lo? Mandar todos os cristãos para um campo de concentração? A homofobia existe. Como mudar isso? Como promover uma mudança na nossa sociedade e cultura? Qual é a estratégia? "


Curioso vc falar isto neste exato momento, olha o q eu acabei de clicar:
http://migre.me/7w8iy

Então, se vc clicou (e teve estomago de ir até o fim do texto)...é exatamente isso que tentamos combater e resistir.


Rodolfo Viana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...