segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Todas as famílias


Rezar juntos na família, com fé e simplicidade, como a Sagrada Família de Nazaré. Esta foi a mensagem que o Papa Francisco deixou às famílias durante homilia na Missa celebrada por ele neste domingo, 27, por ocasião da peregrinação das famílias no Vaticano.

Partindo do Evangelho do dia, o Santo Padre falou de duas maneiras de rezar: uma falsa, a do fariseu, e outra autêntica, a do publicano. Enquanto o fariseu faz uma oração sobrecarregada pelo peso da vaidade, o publicano reconhece-se pecador diante de Deus e faz uma oração simples, que vem do coração.
“O publicano, ao contrário, não multiplica as palavras. A sua oração é humilde, sóbria, permeada pela consciência de sua própria indignidade, das próprias misérias: este é um homem que realmente se reconhece necessitado do perdão de Deus, da misericórdia de Deus”.
Esse foi o modelo indicado pelo Papa às famílias. Ele recomendou a oração do Pai Nosso e falou da necessidade de um rezar pelo outro: pai rezar pela mãe, pelos filhos, e vice-versa. “Isso é rezar em família, torna a família forte (…) Todas as famílias precisam de Deus, de sua ajuda, da sua força, da sua benção, da sua misericórdia”.
Um segundo aspecto destacado pelo Pontífice foi a conservação da fé na família. Francisco citou o exemplo do apóstolo Paulo, que não conservou sua fé em um cofre, mas a irradiou, levando-a adiante.
“Falou francamente sem medo. São Paulo conservou a fé porque como ele a recebeu ele a doou indo às periferias sem se apegar a posições defensivas. Nós podemos nos perguntar: em família, como mantemos a nossa fé? Nós a mantemos como uma conta em banco ou sabemos partilhá-la?”
Uma última reflexão do Santo Padre na homilia foi sobre a família que vive a alegria. Ele convidou cada um a refletir em silêncio sobre a alegria em seu lar, lembrando que a alegria da família não vem das coisas, de bens secundários, mas sim da harmonia entre as pessoas, da beleza que é estar junto. E a base desse sentimento é a presença de Deus na família.
“Só Deus pode criar harmonia nas diferenças. Se falta o amor de Deus, até mesmo a família perde a alegria (…) Queridas famílias, vivam sempre com fé e simplicidade como a Sagrada Família de Nazaré. A alegria e a paz do Senhor estejam sempre com vocês”.
Imagem: Egon Schiele, Young Man kneeling before God the Father. 1908 (Fonte)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...