quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Mudanças dentro da Igreja


A retórica do Papa Francisco em sua recente entrevista foi muito elogiada, porém, em relação às suas ações parece que não houve muitas mudanças. O padre Greg Reynolds, australiano, foi excomungado por apoiar a igualdade LGBT e a ordenação de mulheres. Segundo Reynolds: a excomunhão no passado era algo extremo, mas hoje a hierarquia perdeu essa confiança e respeito (o que lembra o caso do Padre Beto no Brasil).

Francisco também manteve o Arcebispo Gerhard Mueller na Congregação pela Doutrina e a Fé. Mueller tem trabalhado contra freiras liberais nos EUA que advogam a igualdade LGBT e administram o controle do dano provocado pela Igreja em relação ao abuso de crianças.


São decisões que contradizem a retórica de Francisco. Pelo menos, sinaliza que se ele se recusa a responder à questão se ele aprova a homossexualidade é porque não há razão para acreditar que ele o faça. Ele pode não se importar se padres são gays, mas ele claramente se preocupa se eles seguem o ensinamento antigay da Igreja. A sua ênfase nas questões relativas à pobreza é louvável, mas a discriminação contra a população LGBT não é mais tolerável só porque o enquadre é diferente. Até Francisco orientar diretamente bispos ao redor do mundo para gastar menos tempo, energia, e dinheiro em campanhas contra o casamento igualitário e outras questões importantes para famílias homossexuais, qualquer alegação de mudança dentro da Igreja em relação à homossexualidade é prematura. 

Zack Ford


Tradução e Adaptação: Hugo F Nogueira

Um comentário:

teleny disse...

As mudanças doutrinais são possíveis (eu acredito!), mas são muito lentas. Eu acho que podemos perceber pequenos sinais de primavera, mas sem nos empolgarmos, pensando que tenha sido o pleno verão.

Quanto ao padre australiano, descobri outros fatos que contribuíram para a excomunhão dele. Escrevi algo sobre isso (http://teleny-retorno.blogspot.com.br/2013/09/luta-livre-ou-vale-tudo.html) - é um texto meio longo, mas contém algumas referências de fontes (eu acho) fidedignas.

Grande abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...