Foto: Kyle Bean
“A questão que se levanta é dramática: sobre que fundamentos devemos edificar a nova era histórica, que está a nascer das grandiosas transformações do século XX? É suficiente confiar na revolução tecnológica, hoje em acto, que parece respeitar unicamente os critérios da produtividade e da eficácia, sem fazer referência à dimensão espiritual do indivíduo ou a quaisquer valores éticos universalmente compartilhados? É justo contentar-se com respostas provisórias aos problemas de fundo, abandonando a vida aos impulsos do instinto, às sensações efémeras ou aos entusiasmos passageiros? Esta interrogação volta a ressoar: sobre que fundamentos e que certezas deveremos edificar as nossas vidas e a existência da comunidade a que pertencemos?"
- João Paulo II, na Jornada Mundial da Juventude de 2002, dirigindo-se a jovens do mundo inteiro em sua última viagem às Américas.
Vale muito a pena ler o artigo completo do qual a citação acima foi extraída, postado pelo historiador Leandro Cruz em seu excelente blog Viagem no Tempo. Tweet
Nenhum comentário:
Postar um comentário