terça-feira, 22 de abril de 2014

Igreja Católica pede desculpas a gays e lésbicas no Uruguai


O arcebispo de Montevidéu, Daniel Sturla, pediu desculpas a todos os LGBT do Uruguai em nome da Igreja Católica.

O religioso se reuniu com representantes arco-íris e pediu perdão pelos crimes cometidos pela Igreja no passado e disse esperar que todos possam viver em paz.

Especificamente, Sturla pediu desculpas por declarações homofóbicas feitas no passado por seu antecessor, Nicolás Cotugno e Jaime Fuentes, bispo da diocese de Minas .

Em 2008, Cotugno disse que os homossexuais são “doentes e devem ir para uma ilha para se curar”. Já Fuentes lançou uma campanha contra o casamento gay, que acabou sendo legalizado no país, em 2013.

“Em nenhum momento Sturla usou termos tradicionais homofóbicos que até recentemente eram comuns na instituição, sempre expressou-se com o maior respeito. A reunião era para ter durado meia hora, mas durou duas horas. Sturla reiterou que não teria problemas em autorizar que filhos de casais gays sejam batizados na Igreja”, disse Omar Salsamendi, jornalista e ativista LGBT.

Fonte

domingo, 20 de abril de 2014

Feliz Páscoa!

A sua ressurreição de Cristo não é algo do passado; contém uma força de vida que penetrou o mundo. Onde parecia que tudo morreu, voltam a aparecer por todo o lado os rebentos da ressurreição. É uma força sem igual. É verdade que muitas vezes parece que Deus não existe: vemos injustiças, maldades, indiferenças e crueldades que não cedem. Mas também é certo que, no meio da obscuridade, sempre começa a desabrochar algo de novo que, mais cedo ou mais tarde, produz fruto. Num campo arrasado, volta a aparecer a vida, tenaz e invencível. Haverá muitas coisas más, mas o bem sempre tende a reaparecer e espalhar-se. Cada dia, no mundo, renasce a beleza, que ressuscita transformada através dos dramas da história. Os valores tendem sempre a reaparecer sob novas formas, e na realidade o ser humano renasceu muitas vezes de situações que pareciam irreversíveis. Esta é a força da ressurreição, e cada evangelizador é um instrumento deste dinamismo (Papa Francisco, A Alegria do Evangelho, nº276).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...