sábado, 9 de março de 2013

Protesto

Ato de Repúdio à nomeação do Deputado Marco Feliciano para a Comissão de Direitos Humanos



Estes protestos mostram que a sociedade não vai engolir calada a escalada fundamentalista imbecilizante que quer tomar conta da política. Certamente estes protestos trarão bons frutos.

Deus é grande, e nunca há de ser prisioneiro dos que usam o Seu nome para oprimir.









Fotos da presença do Diversidade Católica no protesto. Além de Ruann e Pedro da organização, também compareceram Francisco, Fábio, Arnaldo, Rafael e Hugo.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Pelo menos 10 capitais fazem ato de repúdio a Marco Feliciano (PSC-SP) neste sábado



RIO — Estão previstas para este sábado manifestações espalhadas por pelo menos 10 capitas em repúdio à eleição do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. A mobilização começou de maneira espontânea no Facebook e já ultrapassou as fronteiras do território nacional: as comunidades de brasileiros na Argentina, França, Inglaterra e Suécia também farão passeatas, que terminarão nas respectivas embaixadas do Brasil. Em muitas localidades, haverá manifestações conjuntas, que pedirão também a renúncia do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), alvo de protestos durante todo o último mês até mesmo no exterior.

Já há protestos confirmados para Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife e Salvador, além de cidades de médio porte, como Feira de Santana (BA), Juiz de Fora e Sete Lagoas (MG) e Pelotas (RS). As atividades acontecerão simultaneamente e têm início previsto para as 14h.
Conduzido ao cargo na última quinta-feira, o pastor Marco Feliciano é conhecido por suas posições conservadoras e declarações polêmicas com relação a negros, homossexuais e praticantes de religiões afro-brasileiras. Em 2011, foi acusado de racismo e intolerância religiosa ao dizer em seu Twitter que “os africanos descendem do ancestral amaldiçoado de Noé”, e que essa maldição explica “o paganismo, o ocultismo, misérias e doenças como o ebola” no continente. No início deste ano, disse no microblog que “a podridão dos sentimentos homoafetivos leva ao ódio, ao crime, à rejeição”, e foi denunciado ao STF pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, por homofobia.

Xuxa se manifesta e chama deputado de 'monstro'
O discurso do deputado não para de gerar reações. Nesta sexta-feira, a apresentadora Xuxa Meneghel também se manifestou em seu perfil no Facebook e disse “Todos os religiosos sabem que eu respeito todas as religiões, mas esse homem não é um religioso, é um monstro. Em nome de Deus, ele não pode ter esse poder”, e concluiu “essa pessoa não pode ser presidente da comissão de direitos humanos. Ele não pode ter esse espaço para usar, pisar e denegrir o ser humano”. Até o início da noite, a publicação já tinha sido curtida por mais de 580 mil usuários. Uma petição online no site Avaaz.org, iniciada há dois dias, pede que o deputado seja destituído da presidência da comissão e já reunia mais de 128 mil assinaturas.
Os representantes da edição carioca do movimento estão satisfeitos com a adesão. O estudante de história Ruann Moutinho [Membro do Diversidade Católica], de 24 anos, um dos organizadores do protesto, destaca o engajamento da sociedade civil na atividade, e não apenas das minorias atacadas pelo pastor Marco Feliciano.
— Temos sido apoiados por muitas pessoas que veem na declaração do pastor uma afronta aos Direitos Humanos, porque não é preciso ser membro de uma minoria para se sentir agredido com o que ele disse. O protesto tem repercutido bastante e recebemos muitas adesões, a solidariedade da população é grande — afirma.
No Rio de Janeiro, o ponto de encontro será a Cinelândia, no Centro. Em São Paulo, domicílio eleitoral do deputado do PSC, a atividade partirá da esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, na região central da cidade.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/pelo-menos-10-capitais-fazem-ato-de-repudio-marco-feliciano-psc-sp-neste-sabado-7787484#ixzz2MzznsA2U
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Passeata sábado, 9 de março de 2013, às 14h na Cinelândia



Ruann e Pedro membros do Diversidade Católica estão organizando uma passeata amanhã, sábado, 9 de março de 2013, às 14h na Cinelândia, em repúdio à eleição do Deputado Federal Marcos Feliciano do Partido Social Cristão para presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias.


Link no Facebook

Segue o texto elaborado pelo Pedro:
Nós, brasileiros, manifestamos nosso profundo descontentamento com a indicação e eleição do Deputado Federal Marcos Feliciano do Partido Social Cristão para presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Nossa manifestação se baseia no próprio texto do histórico da Comissão, publicado em seu site, onde se diz que “As violações de direitos humanos continuam a ser praticadas, muitas vezes, pelos próprios agentes do Estado. As declarações homofóbicas e racistas do citado deputado ferem a ética política necessária à reputação daquele que coordenaria um órgão zelador dos direitos humanos. Acima de qualquer valor religioso está o respeito a todo e qualquer ser humano, dentre os quais estão, ainda segundo o texto da Comissão: “indígenas, migrantes, homossexuais e afro-descendentes”.
Num país de democracia tão jovem, faz-se necessário gritar a plenos pulmões que a nossa cidadania não será cerceada diante de tamanha agressão. Unidos na luta por uma representatividade verdadeira na Comissão de Direitos Humanos e Minorias do Congresso Nacional, nos manifestamos durante este fim de semana, junto com outras cidades do país, contra todas as declarações desse deputado e contra todos os encarregados que o indicaram e elegeram para exercer tal função.
Assinado,
“Minorias” brasileiras.

Religião e gênero: O Estado laico é laico?



Participação:

Profa. Dra. Valéria Cristina Lopes Wilke (Diretora da Faculdade de Filosofia da UNIRIO)/Diversidade Católica

Moderação: Cristiana Serra (psicóloga e colaboradora do blog Diversidade Católica)

- Não é necessário fazer inscrição.
- Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, IFCS-UFRJ. Largo São Francisco de Paula, nº1, 3º andar, Sala Celso Lemos.

Ato em repúdio à nomeação do pastor Marcos Feliciano para presidência da comissão de direitos humanos



Galera: amanhã (9 de março de 2013), 14 horas, na Cinelândia, ato em repúdio à nomeação do pastor Marcos Feliciano para presidência da comissão de direitos humanos e minorias.
Acabamos de ser entrevistados pelo Globo. Falamos muito sobre o Diversidade Católica. É importantíssimo que a gente esteja lá em peso! Conto com vocês!

Pedro Borges - Diversidade Católica

quinta-feira, 7 de março de 2013

Ato de repúdio a nomeação do Pr. Marco Feliciano (PSC) a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara Federal



Repudiamos a nomeação do Pastor. Marco Feliciano e convocamos todos os interessados a vir pra rua conosco. Venham negros, LGBTs, prostitutas, cristãos que seguem os ensinamentos de Jesus Cristo de fato, punks, deficientes físicos, agnósticos, donas de casa, estudantes, professores, desempregados, judeus, ateus e toda e qualquer pessoa que cansou da avacalhação deste que é o PIOR CONGRESSO DESDE A REDEMOCRATIZAÇÃO! Apoiamos eventos paralelos em outras cidades. CHEGA!

PASTOR DIZ QUE A ÁFRICA FOI AMALDIÇOADA POR NOÉ:
http://www.youtube.com/watch?v=1wbyZm3EnMQ

Em tempo: O evento não é anti-evangélico. Demonstrações de ódio religioso não serão toleradas.

CONVIDEM TODOS OS SEUS AMIGOS DE UMA VEZ: FÁCIL E RÁPIDO!
Para convidar todos os seus amigos de uma vez usando o Google Chrome: É só baixar a extensão abaixo (muito leve)
https://chrome.google.com/webstore/detail/invite-all/eopekjehpibhfpjjcokfmhcaeiclddih

Em Curitiba -> https://www.facebook.com/events/429975947096001/
Em Porto Alegre -> https://www.facebook.com/events/459763727430947/
Em Salvador -> https://www.facebook.com/events/547962818557714/
Em Fortaleza -> https://www.facebook.com/events/228308493980868/
Em Juiz de Fora -> https://www.facebook.com/events/167293276761030/
No Rio de Janeiro -> https://www.facebook.com/events/410934345667629/
Em Brasília -> https://www.facebook.com/events/555770894442464/?fref=ts
Em Natal -> https://www.facebook.com/events/106407749549095/?context=create
Em Florianópolis -> https://www.facebook.com/events/251495138319802/
Em Pelotas -> https://www.facebook.com/events/431085240309623/
Em Sete Lagoas -> https://www.facebook.com/events/337591909693312/
Em Feira de Santana -> https://www.facebook.com/events/621241941226591/


Link da petição para o afastamento do deputado federal da comissão de direitos humanos e minorias.

http://www.avaaz.org/en/petition/Pelo_afastamento_do_deputado_Marco_Feliciano_PSCSP_da_comissao_de_Direitos_Humanos_da_Camara

Contatos do PSC aqui no Rio:

Telefones: (21) 2533-2925 (21) 2533-6480 (21) 2532-7901
Email: psc-rj@psc.org.br

Lista de todos os que votaram a favor da presidência de Marcos Feliciano na comissão.

PSC:
André Moura (PSC-SE)
Antônia Lúcia (PSC –AC)
Costa Ferreira (PSC-MA)
Lauriete (PSC-ES)
Marcos Feliciano (PSC-SP)
Stefano Aguiar (PSC-MG)

PSD:
Liliam Sá (PSD-RJ)

PR:
Anderson Ferreira (PR-PE)

PSB:
Pastor Eurico (PSB-PE)

PV:
Henrique Afonso (PV-AC)

PSL:
Dr. Grilo (PSL-MG)

http://www.facebook.com/dep.federal.liliamsa

Se só cair o Pastor Marco Feliciano entra o vice, Carlos Bolsonaro.

Os gays do nosso velho e novo mundo



Entrevista com Hugo Nogueira - Diversidade Católica

As “outras ovelhas” também pertencem ao rebanho

Kaio Barreto e Viviane Ferreira

Quando se problematiza a relação gay x religião, muitos assuntos são levados em consideração. As pesquisas sobre o assunto nos fazem entender que gays sempre existiram, seja em 1500, seja em 2013. O antropólogo Luiz Mott, afirma no estudo “Igreja e homossexualidade no Brasil: cronologia temática, 1547-2006″, que a homossexualidade já existia no Brasil. Segundo ele, os ministros católicos e protestantes noticiavam a presença do que chamavam de “mau-pecado” em meados do século XVI, em tribos brasileiras.

“Vocês podem olhar para a questão de atitudes diferentes em relação à homossexualidade como uma condição e em relação ao ato sexual entre homens. Ou seja: se a igreja aceita que algumas pessoas são naturalmente homossexuais. E, nesses casos, se aceita essas pessoas quando eles não agem sobre os seus impulsos sexuais. Outra abordagem a ser feita, talvez, pode ser sobre as diferentes formas em que a Igreja vê e responde à homossexualidade em momentos diferentes. Por exemplo, no passado, ela puniria os homossexuais. Agora, talvez apenas tente transformá-los. E há uma grande diferença entre religiões também. Diferentes religiões e no interior de cada uma delas há atitudes diferentes. Vocês poderiam dizer que em alguns países cristãos as pessoas tentaram conciliar relacionamentos gays e valores religiosos, apoiando o casamento homossexual. Mas é impossível resumir isso em um par de frases “, nos indicou o inglês David Gelber, PhD em História pela Universidade de Oxford (Inglaterra).

David nos fez entender o quão complexo é o contexto histórico gay. Por isso, optamos por dar maior importância às iniciativas de inclusão em relação ao que chamamos aqui de “águas passadas”. O Evangelho de João (13, 35) diz que “Nisto reconhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros”. Se o Senhor então, ama a todo o seu rebanho, como não lutar pela inclusão das “outras ovelhas”?

Foi com base nessa pergunta, que localizamos, no Rio de Janeiro, o “Diversidade Católica”, que surgiu através da reunião de um grupo pequeno de pessoas que tinham esse interesse em conciliar a sua religião (católica) com sua homossexualidade. A média de frequência de 10 pessoas por reunião (quinzenal) e os tímidos 370 likes na página do Facebook, não intimidam quem pretende fornecer subsídios teológicos e pastorais que conciliam duas identidades aparentemente antagônicas: ser católico e ser gay. “Sabemos que a proposta do cristianismo é 100% inclusiva – em todos os sentidos possíveis – e jamais excludente. O próprio termo “católico” quer dizer universal. As ações e palavras de Cristo presentes nos evangelhos deixam bem claro que todos são chamados ao amor divino, independente de qualquer condição”, afirma o site do Diversidade Católica.

As palavras de Hugo Nogueira, professor e membro do grupo – que não possui atribuição de cargos e nem hierarquia – nos fizeram perceber que mesmo com a luta de grupos como este, ainda não é tão fácil ser gay não só na igreja católica, mas sim, no circulo social e religioso como um todo. Nem todos os membros do grupo, por exemplo, são assumidos nas paróquias que frequentam. “Nós temos diálogo com paróquias. O grupo tem necessidade de ser ‘um pouco fechado’. Pessoalmente eu gostaria de que ele pudesse ser bem mais aberto, embora acredite que pregar ideias e difundi-las também seja importante”, afirma Hugo. Acreditamos nos ideais do “Diversidade”: a internet abre espaço para discussões antes quase inexistentes no cenário social e, utilizar dela para chamar os gays ao amor de Cristo é tão válido quanto lutar pelos direitos civis homossexuais – assunto que iremos abordar nas próximas reportagens da série.

Leia o nosso primeiro texto, “Os gays do nosso velho e novo mundo”.

Na opinião pessoal de Hugo, igreja são todas as pessoas que comungam a mesma fé, que possuem a mesma religião. Para a Igreja católica, todas as pessoas batizadas são católicas e constituem a Igreja. Para ele, precisamos estabelecer uma diferença entre a sociedade, os teólogos, a hierarquia da Igreja e a Doutrina, quando analisamos essa relação. Na hierarquia ainda há poucos membros com uma visão de aceitação dos homossexuais, mas já há alguns, então houve uma mudança, porque antes não havia ninguém. Na doutrina, o discurso como um todo não apresenta uma mudança radical, houve avanços, mas sempre muito ambíguos.

O Papa Bento XVI renunciou, no dia 11 de fevereiro último, ao cargo de líder da Igreja Católica, ocupado por ele desde abril de 2005, quando sucedeu ao papa João Paulo II. Muitos jornais especulam que o desgaste da Igreja e a incapacidade de acompanhar as mudanças sociais tenham levado a renúncia. “O Cristianismo não é um conjunto de proibições, mas uma opção positiva. E é muito importante que evidenciemos isso novamente, porque essa consciência, hoje, desapareceu quase que completamente”, afirmou o então Papa, em entrevista à uma TV alemã, em 2006. Perguntamos então para Hugo, sobre sua visão acerca do diálogo com a igreja, e se, com a renúncia de Bento, ele acredita numa possível mudança de pensamento dentro da igreja acerca da temática gay. Essa foi a resposta:

“A sociedade que inclui os católicos e os não católicos via os gays de uma forma e hoje em dia vê os gays de outra. Principalmente depois do advento da Internet em 1995, eu acredito que isso provocou uma mudança grande de perspectiva em direção a uma maior tolerância e até mesmo aceitação em alguns casos. Na minha opinião há sim a chance de cair preconceitos no catolicismo. Já caiu o preconceito contra negros e pode também cair o preconceito contra homossexuais. Da mesma forma que aconteceu na sociedade.”

As pessoas interessadas em participar das reuniões do Diversidade Católica devem mandar um e-mail para: contato@diversidadecatolica.com.br. As instruções para quem deseja participar dos encontros são passadas através desse endereço.

Fonte

Compromisso ético



O que se deve esperar de qualquer tendência afetivo-sexual é o compromisso ético, e não uma "teologia do sofrimento", do celibato, ou o enquadramento comportamental em uma outra tendência sexual, o que seria desumano e impossível! O ser ético implica viver a comunhão, o cuidado com o (a) outro (a), ser responsável socialmente,testemunhar a reciprocidade, vivenciar o envolvimento amoroso, viver a busca permanente de convergências na diversidade, ser terno e solidário no nível inter-humano e social.

Prof. Dr. Luiz Augusto de Mattos
PUC-Campinas e ITESP

Apresentação de Homossexuais e ética cristã de Bernardino Leers e José Trasferetti

Foto: Hugo Nogueira

terça-feira, 5 de março de 2013

Blasfêmia



Este texto foi considerado uma blasfêmia na Inglaterra:

Jesus não escolheu ser o filho de Deus. Foi uma decisão de Deus. Da mesma forma que os gays não escolheram se sentir atraídos por pessoas do mesmo sexo. Ter orgulho de ser gay para mim é ter orgulho da maneira como Deus me fez. Tive sorte porque minha família não me abandonou e não fui rejeitado pela minha comunidade apesar de ser gay assumido. Infelizmente isso não acontece com todo mundo, muitos jovens gays me escreveram dizendo que foram abandonados por suas famílias por terem tido a honestidade de dizer quem eles amam. Alguns pais obrigam seus filhos a ignorar os seus sentimentos ou a serem submetidos a controversas terapias de conversão [ que não são permitidas no Brasil por determinação do Conselho Federal de Psicologia]. Infelizmente, todos os anos, centenas de pessoas, a maioria de adolescentes, cometem suicídio porque são rejeitadas por suas famílias e pela sociedade por conta da sua sexualidade. Em muitos casos, a razão para essa rejeição é a religião - algo que é muito triste. A religião deveria unir as famílias em celebração e não desintegrá-las.
Benjamin Cohen

Adaptação/Tradução: Hugo Nogueira


Fonte

domingo, 3 de março de 2013

Expectativa de uma mudança na abordagem da Igreja



Renato Grandelle - Os jovens vivem a expectativa de uma mudança na abordagem da Igreja?
Brenda Carranza - Sim, ao menos, entre os engajados na ala progressista, que pedem para a Igreja discutir as mudanças culturais das últimas décadas, como a flexibilidade moral na esfera sexual. Os jovens pagãos também pedem um outro posicionamento. São aqueles que criticam o Vaticano por pensarem que ele é rico e não divide seus bens com os pobres e que condenam a religião por se meter em assuntos como o uso de anticoncepcionais ou por sua falta de moralidade. Neste caso, o prato cheio são os escândalos de pedofilia e a condução desses casos. Já os jovens alinhados a movimentos carismáticos querem uma Igreja preocupada com a liturgia e rigorosa com a moralidade sexual cristã.

O GLOBO, 3 de março de 2013.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...