Páginas
▼
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
Entre a cruz e o arco-íris – a complexa relação dos cristãos com a homoafetividade
Na última década, assuntos como religião e homossexualidade se tornaram pauta de acaloradas discussões entre cristãos e a comunidade gay. Na época da campanha presidencial de 2010, quando acompanhava a candidata Marina Silva, para escrever o livro biográfico sobre a então senadora, a jornalista Marília de Camargo César percebeu que o tema polêmico merecia uma atenção especial.
Ela partiu para fazer uma grande reportagem sobre o assunto. O resultado pode agora ser conferido em “Entre a cruz e o arco-íris – a complexa relação dos cristãos com a homoafetividade”, lançamento da Editora Gutenberg.
Como alguém que é homossexual pode expressar sua fé cristã publicamente? Seria esse um direito negado a quem não é heterossexual? É a homoafetividade um pecado sem perdão e que exclui da religião todos os que são assim? Existiria “cura”? Como as igrejas tratam os gays? A partir de questionamentos como esses, nasceu este livro, uma reportagem contundente e abrangente sobre a complexa relação entre os cristãos, em especial os evangélicos, e a homossexualidade.
Em um tom jornalístico fluido e investigativo, Marília traz à tona fatos e informações a partir de pesquisas sólidas em dados históricos, procurando a origem do pensamento de exclusão social e religiosa dos homossexuais pelos cristãos. Além disso, evidencia também sentimentos e opiniões sobre o tema por meio de dezenas de entrevistas com religiosos, pastores, gays, ex-gays, ex-ex-gays, familiares, historiadores, teólogos, psicólogos, sociólogos e especialistas da área médica e de ciências humanas.
O resultado é um mosaico de histórias profundamente humanas, que mostram, além de argumentos e discussões em torno de questões polêmicas, muitos conflitos e atitudes causadoras de sofrimento. É a riqueza de pontos de vista, no entanto, que lança mais luz à questão: leituras fundamentalistas do livro sagrado, leituras mais liberais da chamada teologia inclusiva, relatos de gays ateus, posturas dos que optaram pela castidade para professar sua religião, e opiniões de quem entende que fé tem pouco a ver com orientação sexual.
A dúvida que pode emergir de uma discussão assim talvez consiga romper a casca rígida das certezas cristalizadas e definitivas, e origine uma nova visão de mundo com menos dor e mais humanidade.
“Entre a cruz e o arco-íris” - Marília de Camargo César
240 páginas
R$ 29,90
Mix Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caros leitores,
todos os comentários, dúvidas, sugestões ou críticas são bem-vindos; serão lidos com carinho e atenção e respondidos o mais rápido possível. Respeitamos o ponto de vista de cada um, mesmo quando diferente do nosso; porém, gostaríamos de esclarecer que, em respeito aos colaboradores e demais leitores deste blog, a equipe se reserva o direito de retirar comentários ofensivos ou que estejam em desacordo com o tema do post. Quem insistir em desrespeitar as boas normas de convivência deste blog poderá ser bloqueado.
Para que possamos identificar nossos interlocutores e facilitar o diálogo, não há a possibilidade de comentários anônimos. Pedimos que utilizem uma ID Google ou uma das IDs da opção OpenID - há uma lista de possibilidades e instruções para adquirir uma ID aqui.
Um abraço afetuoso.
Equipe Diversidade Católica