A correria para as celebrações de Natal é ritual, religiosa, cultural e doméstica. Ano após ano nós a repetimos e sua familiaridade é de sua própria essência. Mas isso é uma fachada para um nível mais profundo de significado em nossa relação com Aquele que faz a sua aparição em um trans-histórico "'hoje", a cada dia, a cada respiração. Ele é tão estranho quanto é familiar. Ele é como uma declaração plenamente expressa, bem escolhida, ou como um pensamento que não é dito casualmente ou inconscientemente, mas é bem avaliado, articulado e acurado - uma exata e poderosa palavra que vem do silêncio verdadeiro e traz a realidade daquele silêncio com ele.
"Mesmo quando se manifesta, ele ainda é um estranho" (S. Máximo, o confessor) e "da maneira que ele é entendido, ele permanece misterioso" (Dionísio, o areopagita). Sua vinda valeu à pena esperar, porque não é apenas um dom exterior. Ele também implode o despertar de nossa verdadeira natureza, tornando- nos conscientes do dom de nosso próprio ser. Sua familiaridade é ser inteiramente humano. Seu ser sempre estranho se deve à sua divindade indescritível. Quando é reconhecido, e quando se abre totalmente a parcela da alma, tudo é transformado porque vemos tudo como realmente é.
Com amor,
Laurence Freeman OSB
Mensagem do autor para a quarta semana deste Advento (veja trecho da mensagem para a primeira semana aqui para a segunda semana, aqui; e, para a terceira semana, aqui). Grifos nossos.
Para saber mais, visite o site da Comunidade Mundial de Meditação Cristã no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caros leitores,
todos os comentários, dúvidas, sugestões ou críticas são bem-vindos; serão lidos com carinho e atenção e respondidos o mais rápido possível. Respeitamos o ponto de vista de cada um, mesmo quando diferente do nosso; porém, gostaríamos de esclarecer que, em respeito aos colaboradores e demais leitores deste blog, a equipe se reserva o direito de retirar comentários ofensivos ou que estejam em desacordo com o tema do post. Quem insistir em desrespeitar as boas normas de convivência deste blog poderá ser bloqueado.
Para que possamos identificar nossos interlocutores e facilitar o diálogo, não há a possibilidade de comentários anônimos. Pedimos que utilizem uma ID Google ou uma das IDs da opção OpenID - há uma lista de possibilidades e instruções para adquirir uma ID aqui.
Um abraço afetuoso.
Equipe Diversidade Católica