Páginas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

O Estado é laico



Sofismar com o texto da Bíblia e usar o nome de Deus em vão são pecados

Ainda hoje me surpreendo que, quando abordamos o assunto homossexualidade, venham sempre as mesmas argumentações: 1 - Deus criou o homem e a mulher; 2 - o Levítico.

Fica ridículo querer impor e regras de uma religião a quem não a segue. Numa sociedade plurirreligiosa, chega a ser patético! Seria a mesma coisa que judeus tentarem impor a proibição de comer carne de porco.

Como religioso, fico indignado por ver atitudes raivosas, pouco cristãs e nada a ver com o mandamento maior de toda religião: o amor!

1 - Deus criou o homem e a mulher. Certo. O fato de gostar de outro homem não me faz menos homem. Nasci homem e assim morrerei! A palavra homossexualidade vem daí. Homo quer dizer igual. Não há terceiro sexo. A não ser no caso das trans, que discutiremos em outro artigo.

2 - Levítico - a citação preferida. Antes de tudo, não se deve usar o texto da Bíblia assim, distorcendo o conteúdo e adaptando de acordo com a conveniência, desconhecendo o conceito histórico de quando foi escrito.

Mas como pode uma pessoa citar um trecho do Levítico quando basta lê-lo para ver que ele permite também que um homem compre escravos, desde que de outro país (25:44). Ou não permite a cegos, coxos, mutilados ou pessoas com “defeitos” receber a comunhão (22:17). Ou permite a pena de morte (24:17) tão condenada pela Igreja.

Estaria isso de acordo com os conceitos cristãos de hoje? Então por que apenas um trecho? No catecismo, aprendi que sofismar com a Sagrada Escritura e usar Seu Santo nome em vão era pecado mortal.

Para melhor compreensão deste trecho e do Livro Sagrado vejam o documentário "Como diz a Bíblia" (For the Bible tells me so)* – feito por teólogos, inclusive de diversas religiões, sem fanatismos fundamentalistas, razões das guerras desde séculos passados, no tempo das Cruzadas.

Carlos Tufvesson, Estilista
Publicado originalmente no jornal O Dia.

_______________
*Para fazer download do filme, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros leitores,

todos os comentários, dúvidas, sugestões ou críticas são bem-vindos; serão lidos com carinho e atenção e respondidos o mais rápido possível. Respeitamos o ponto de vista de cada um, mesmo quando diferente do nosso; porém, gostaríamos de esclarecer que, em respeito aos colaboradores e demais leitores deste blog, a equipe se reserva o direito de retirar comentários ofensivos ou que estejam em desacordo com o tema do post. Quem insistir em desrespeitar as boas normas de convivência deste blog poderá ser bloqueado.

Para que possamos identificar nossos interlocutores e facilitar o diálogo, não há a possibilidade de comentários anônimos. Pedimos que utilizem uma ID Google ou uma das IDs da opção OpenID - há uma lista de possibilidades e instruções para adquirir uma ID aqui.

Um abraço afetuoso.

Equipe Diversidade Católica