Páginas

terça-feira, 9 de abril de 2013

Padre Ricardo Rezende



Padre Ricardo Rezende é hoje um dos nossos homenageados. Nascido em Carangola, interior de Minas Gerais, em 03 de abril de 1952, este homem, Padre, encontra-se desde 1978 sob ameaça de morte por ter feito, entre todas as escolhas possíveis, a de não ser nem pastor nem rebanho, mas sim irmão, companheiro, voz que clama junto a outras vozes para que cesse a injustiça e a violência covarde dos que pensam calar com a morte o brado desesperado contra a opressão cega.



À frente da coordenadoria regional da Comissão Pastoral da Terra Araguaia-Tocantins desde 1979 e membro da diretoria nacional da entidade entre 1987 e 1988, o Padre Ricardo tem conhecido as conseqüências da violência rural com cruel intimidade: muitos de seus amigos foram e têm sido brutalmente torturados, assassinados e presos na impunidade fundiária do interior brasileiro. Seu trabalho revela um espaço rural onde imagens bucólicas dão lugar a clamores de justiça abafados por tiros.



Padre Ricardo, em meio a mortes, sob a sombra sinistra que lhe paira sobre a existência, teima e alia-se à vida. Onde há quem ouça, quem leia, quem lhe permita a aproximação, ele se empenha em mostrar a face, em geral ativamente ignorada, da realidade de nossos campos, denunciando torturas, desaparecimentos e mortes, protestando contra a impunidade e reivindicando o reconhecimentos dos direitos do homem. Sua força vem de ser uma voz significando muitas vozes; vozes que se fazem ouvir através do seu amor pelo humano e pela vida. Diríamos que antes de sua opção preferencial pelos pobres, é evidente a sua opção preferencial pela justiça.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros leitores,

todos os comentários, dúvidas, sugestões ou críticas são bem-vindos; serão lidos com carinho e atenção e respondidos o mais rápido possível. Respeitamos o ponto de vista de cada um, mesmo quando diferente do nosso; porém, gostaríamos de esclarecer que, em respeito aos colaboradores e demais leitores deste blog, a equipe se reserva o direito de retirar comentários ofensivos ou que estejam em desacordo com o tema do post. Quem insistir em desrespeitar as boas normas de convivência deste blog poderá ser bloqueado.

Para que possamos identificar nossos interlocutores e facilitar o diálogo, não há a possibilidade de comentários anônimos. Pedimos que utilizem uma ID Google ou uma das IDs da opção OpenID - há uma lista de possibilidades e instruções para adquirir uma ID aqui.

Um abraço afetuoso.

Equipe Diversidade Católica