Páginas

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Maria, o primeiro sacrário


Neste período em que se celebra a festa do Corpo e do Sangue de Cristo, podemos refletir sobre aquele que foi o primeiro sacrário: o útero de Maria, depositário do mistério da maternidade através do qual Deus Se encarnara e viria a Se tornar homem e assumir a humanidade.

Ali, no silêncio daqueles nove meses, Maria gestou o Filho de Deus que, anos depois, deixaria para a humanidade o memorial de Sua paixão: o seu corpo e sangue transmutados no pão e no vinho, repartidos na Eucaristia. O primeiro embrião cresceu, fortaleceu-se: em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Jesus, já na plenitude de Sua vida terrena, encontra na instituição da Eucaristia – o mistério da fé – a forma de manter-Se presente na vida de todos os homens e mulheres.

Quisera a cada Eucaristia nossos corações possam ser como o útero de Maria e receber e gestar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, deixando que Sua memória seja a força constituinte de nossas ações, como a gravidez constituiu o corpo de Maria. Que, junto com Ele, nossos corações cresçam e possamos também revelar através de nossa vida a estatura, a sabedoria e a graça de Deus que tudo transforma e vivifica.

Texto para oração: Lc 1, 39-56

- Gilda Carvalho
Reproduzido via Amai-vos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros leitores,

todos os comentários, dúvidas, sugestões ou críticas são bem-vindos; serão lidos com carinho e atenção e respondidos o mais rápido possível. Respeitamos o ponto de vista de cada um, mesmo quando diferente do nosso; porém, gostaríamos de esclarecer que, em respeito aos colaboradores e demais leitores deste blog, a equipe se reserva o direito de retirar comentários ofensivos ou que estejam em desacordo com o tema do post. Quem insistir em desrespeitar as boas normas de convivência deste blog poderá ser bloqueado.

Para que possamos identificar nossos interlocutores e facilitar o diálogo, não há a possibilidade de comentários anônimos. Pedimos que utilizem uma ID Google ou uma das IDs da opção OpenID - há uma lista de possibilidades e instruções para adquirir uma ID aqui.

Um abraço afetuoso.

Equipe Diversidade Católica