Páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos


Entre os dias 20 e 27 de maio, semana que antecede Pentecostes, cristãos de todo o hemisfério Sul estaremos unidos celebrando a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos; pessoas das mais variadas raças, etnias e culturas nos dedicaremos à reflexão sobre a importância da unidade na diversidade e à oração para que ela aconteça.

Mas o que é estar unido na diversidade?

A junção dessas duas palavras, unidade e diversidade, ou unidade na diversidade, dá a impressão de que é impossível construir um ambiente assim, pois, em tese, diversidade geraria separação. Mas no mundo cristão esse raciocínio dribla a lógica, pois o diálogo aberto e fraterno permite, mesmo na diversidade, a abertura ao outro, àquilo que eu não tenho, mas admiro e respeito no meu irmão de fé. Afinal, existe uma máxima que gere todos os cristãos: “maior é aquilo que nos une do que o que nos separa!...” Todos estamos sob um só Cristo, Pastor, fazendo parte do seu Rebanho. Os caminhos podem ser variados, mas a meta é sempre a mesma: “amar o próximo como a si mesmo...” (Gl 5,14).

A unidade dos diferentes nem sempre é fácil de conseguir, mas os esforços de muitas igrejas no Brasil, membros do CONIC ou não, têm sido cada dia maiores. Nesse sentido, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que este ano tem como tema “Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Cor 15, 51-58), pretende contribuir para que irmãos de diferentes denominações se juntem em momentos de partilha fraterna, comunhão eclesial e integração amiga.

Uma proposta: sem perder sua identidade, vá ao encontro do diferente! Participe e sejamos sempre irmãos de todos no Senhor!

- Pe. J. Ramón F. de la Cigoña SJ, no Terra Boa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros leitores,

todos os comentários, dúvidas, sugestões ou críticas são bem-vindos; serão lidos com carinho e atenção e respondidos o mais rápido possível. Respeitamos o ponto de vista de cada um, mesmo quando diferente do nosso; porém, gostaríamos de esclarecer que, em respeito aos colaboradores e demais leitores deste blog, a equipe se reserva o direito de retirar comentários ofensivos ou que estejam em desacordo com o tema do post. Quem insistir em desrespeitar as boas normas de convivência deste blog poderá ser bloqueado.

Para que possamos identificar nossos interlocutores e facilitar o diálogo, não há a possibilidade de comentários anônimos. Pedimos que utilizem uma ID Google ou uma das IDs da opção OpenID - há uma lista de possibilidades e instruções para adquirir uma ID aqui.

Um abraço afetuoso.

Equipe Diversidade Católica