Páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Bispos Anglicanos da Inglaterra apoiam casamento igualitário


Em meio à polêmica com relação ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo na Inglaterra, um grupo de veteranos religiosos anglicanos afirmou, em carta divulgada pelo jornal britânico The Times, que a Igreja "não tem nada a temer" diante da perspectiva do matrimônio civil homossexual. Segundo eles, o casamento gay deveria ser visto como motivo de "alegria", não condenação; e destacaram que os líderes eclesiásticos geralmente dão uma falsa impressão sobre o sentimento popular a respeito dos matrimônios homossexuais.

"Afirmações recentes e passadas feitas por líderes religiosos podem ter dado a impressão errônea de que a Igreja se opõe universalmente à extensão dos matrimônios civis aos casais do mesmo sexo", declararam os religiosos. Porém, "a Igreja não tem nada que temer quanto a matrimônio civil entre casais do mesmo sexo. (...) Dependerá de cada igreja decidir como responder de maneira pastoral".

Os autores da carta relembram que o matrimônio "é uma instituição sólida que se adaptou ao longo dos séculos" e que "se afastou da poligamia do Velho Testamento e da preocupação com o status social e com a propriedade nos tempos anteriores ao Iluminismo".

(Fonte: Fora do Armário e Cooperativa.cl, dica do nosso colaborador honorário @wrighini ;-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros leitores,

todos os comentários, dúvidas, sugestões ou críticas são bem-vindos; serão lidos com carinho e atenção e respondidos o mais rápido possível. Respeitamos o ponto de vista de cada um, mesmo quando diferente do nosso; porém, gostaríamos de esclarecer que, em respeito aos colaboradores e demais leitores deste blog, a equipe se reserva o direito de retirar comentários ofensivos ou que estejam em desacordo com o tema do post. Quem insistir em desrespeitar as boas normas de convivência deste blog poderá ser bloqueado.

Para que possamos identificar nossos interlocutores e facilitar o diálogo, não há a possibilidade de comentários anônimos. Pedimos que utilizem uma ID Google ou uma das IDs da opção OpenID - há uma lista de possibilidades e instruções para adquirir uma ID aqui.

Um abraço afetuoso.

Equipe Diversidade Católica