Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2012

Seis princípios da luta não-violenta


1. Não usar nem ameaçar violência.

2. Ater-se sempre à verdade: verdade dos fatos, verdade moral, veracidade, transparência ou publicidade, não ação oculta, não criar insegurança no adversário.

3. Estar disposto aos máximos sacrifícios pelos objetivos essenciais: "A doutrina da violência diz respeito apenas à ofensa feita por uma pessoa contra uma outra. Sofrer a ofensa em sua própria pessoa, ao contrário, faz parte da essência da não violência e constitui a alternativa à violência contra o próximo".

4. Compromisso constante com o programa construtivo.

5. Dispor-se ao compromisso sobre os objetivos não essenciais.

6. Respeitar a gratuidade dos meios.

Fonte: IHU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros leitores,

todos os comentários, dúvidas, sugestões ou críticas são bem-vindos; serão lidos com carinho e atenção e respondidos o mais rápido possível. Respeitamos o ponto de vista de cada um, mesmo quando diferente do nosso; porém, gostaríamos de esclarecer que, em respeito aos colaboradores e demais leitores deste blog, a equipe se reserva o direito de retirar comentários ofensivos ou que estejam em desacordo com o tema do post. Quem insistir em desrespeitar as boas normas de convivência deste blog poderá ser bloqueado.

Para que possamos identificar nossos interlocutores e facilitar o diálogo, não há a possibilidade de comentários anônimos. Pedimos que utilizem uma ID Google ou uma das IDs da opção OpenID - há uma lista de possibilidades e instruções para adquirir uma ID aqui.

Um abraço afetuoso.

Equipe Diversidade Católica