Páginas

sábado, 3 de março de 2012

Perfeitos como o Pai

Grafite: Herakut no LeBasse Projects

"Sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito".

Com tal desafio como é que o Cristianismo nunca diminuiu, como freqüentemente acontece, tornando-se uma mera moralidade ou outra ideologia concorrendo para a dominação do mundo ou, ainda pior, um refúgio para aqueles que temem a revolução do espírito?

Não é que a "perfeição" seja algo desanimador. No contexto o termo refere-se ao amor ilimitado e sem julgamento de Deus, que é testado nas relações humanas pela nossa capacidade de amar a quem nos prejudica ou nos rejeita. Já o "perfeccionismo" é um refúgio para uma religião que não quer entender isso, e que prefere a satisfação do ego de estabelecer regras que tem prazer em manter e um prazer perverso em quebrá-las.

Se Deus fosse tão fácil assim de compreender, nós teríamos uma outra sorte na vida. Não haveria a sede insaciável que existe no cerne da existência humana. Mas como podemos suportar um convite à divinização de um estranho que não aceita não como resposta, e sem sentir vergonha, retorna para mais uma rejeição?

(...)

Chegar ao ponto de que Deus é o silêncio, essa é a questão. Nossa tradição mística nos ensina isso. Mas parece ser mais fácil ir pela rota mais complicada.

- Laurence Freeman, OSB
Mensagem para o Sábado da Primeira Semana da Quaresma à Comunidade Mundial de Meditação Cristã no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros leitores,

todos os comentários, dúvidas, sugestões ou críticas são bem-vindos; serão lidos com carinho e atenção e respondidos o mais rápido possível. Respeitamos o ponto de vista de cada um, mesmo quando diferente do nosso; porém, gostaríamos de esclarecer que, em respeito aos colaboradores e demais leitores deste blog, a equipe se reserva o direito de retirar comentários ofensivos ou que estejam em desacordo com o tema do post. Quem insistir em desrespeitar as boas normas de convivência deste blog poderá ser bloqueado.

Para que possamos identificar nossos interlocutores e facilitar o diálogo, não há a possibilidade de comentários anônimos. Pedimos que utilizem uma ID Google ou uma das IDs da opção OpenID - há uma lista de possibilidades e instruções para adquirir uma ID aqui.

Um abraço afetuoso.

Equipe Diversidade Católica