Esta semana foi divulgado o resultado de uma pesquisa do Ibope (veja a pesquisa na íntegra aqui) que ganhou destaque na mídia em geral e veículos gays em particular com o título "União civil de homossexuais contraria 55% dos brasileiros".
Há que se ter um certo cuidado com alarmismos e com o modo como certas informações são veiculadas, pois um viés mais sensacionalista serve apenas para intensificar ódios e violências. Vivemos tempos difíceis, em que a maior visibilidade da população LGBTT está ocasionando reações incomodadas e violentas de setores intolerantes da sociedade, mas a história de todas as lutas pelos direitos civis das minorias mostra que é mesmo assim. Há que ter paciência para perseverar na firmeza dos nossos propósitos e serenidade para não nos deixarmos contaminar pelo espírito de ódio e exclusão do outro - o que só leva ao acirramento do conflito, ao recrudescimento das agressões mútuas e ao desnecessário prolongamento do confronto.
(Veja também: "O lado positivo da pesquisa Ibope sobre a união gay no Brasil".)
Parece que a alguns - quem serão? - interessa mais ver o circo pegar fogo do que que efetivamente se promova e instaure uma atmosfera de diálogo e convívio entre as diferenças, que fomente a construção de uma sociedade plural, diversa e fraterna, baseada no respeito e na tolerância.
Ou, como tão bem colocou Frei Betto, comentando os acontecimentos da última semana: "enquanto a diferença gerar divergência, permaneceremos na pré-história do projeto civilizatório verdadeiramente humano".
Caminhemos, pois, com atenção e cuidado, pois as armadilhas são muitas, e as mais perigosas são justamente as mais sutis.
Que as bênçãos de Deus e a paz de Cristo estejam sempre com cada um de nós.
Bom fim de semana a todos!
Equipe Diversidade Católica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caros leitores,
todos os comentários, dúvidas, sugestões ou críticas são bem-vindos; serão lidos com carinho e atenção e respondidos o mais rápido possível. Respeitamos o ponto de vista de cada um, mesmo quando diferente do nosso; porém, gostaríamos de esclarecer que, em respeito aos colaboradores e demais leitores deste blog, a equipe se reserva o direito de retirar comentários ofensivos ou que estejam em desacordo com o tema do post. Quem insistir em desrespeitar as boas normas de convivência deste blog poderá ser bloqueado.
Para que possamos identificar nossos interlocutores e facilitar o diálogo, não há a possibilidade de comentários anônimos. Pedimos que utilizem uma ID Google ou uma das IDs da opção OpenID - há uma lista de possibilidades e instruções para adquirir uma ID aqui.
Um abraço afetuoso.
Equipe Diversidade Católica