Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Você se lembra do homem das cavernas?

Foto: Sociedade Arqueológica Tcheca

Deu no site da Folha: "Cientistas acham provável homem pré-histórico homossexual."

Segundo notícia colhida da BBC de Londres, cientistas tchecos encontraram o esqueleto de um homem que teria sido sepultado de acordo com ritos funerários destinados às mulheres. Uma das hipóteses formuladas para explicar tal procedimento é a de que esse indivíduo teria sido, em seu tempo, eminentemente homossexual ou mesmo transexual.

Acho interessantes essas elocubrações e a avidez com que os arqueólogos buscam evidências de homossexualidade na pré-história do homem. Se isso servir para se constatar (o que, por mim, já é mais do que sabido) que tanto diversidade de noções de gênero quanto prática sexual sempre foram comuns na história da humanidade, beleza. Mais do que isso, se essa constatação servir para modificar os paradigmas de compreensão sócio-cultural acerca da homossexualidade pelos homens de HOJE, melhor ainda.

Agora, se isso servir somente de notícia pitoresca para atrair atenção da mídia e fornecer matéria para as piadinhas ultrapassadas de gente como Jô Soares e cia, eu preferia sinceramente que o "segredo" do moço permanecesse inviolado, ainda que para azar da ciência.

Por falar nisso, vocês se lembram do Homem do Gelo? Um que encontraram, há 20 anos, nas encostas dos Alpes, incrivelmente preservado por ter ficado enterrado numa geleira por uns 5 mil anos? Lembram-se que também aventou-se a possibilidade dele ter sido homossexual? A esse respeito fizeram uma animação que ficou célebre há algum tempo, com narração do Paulo César Pereio.

Para quem estiver interessado na saga de Ötzi, como ficou denominado, eis aqui uma interessante e longa matéria sobre ele, esclarecendo muitos dos mitos que foram divulgados à época.

Mr. MM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros leitores,

todos os comentários, dúvidas, sugestões ou críticas são bem-vindos; serão lidos com carinho e atenção e respondidos o mais rápido possível. Respeitamos o ponto de vista de cada um, mesmo quando diferente do nosso; porém, gostaríamos de esclarecer que, em respeito aos colaboradores e demais leitores deste blog, a equipe se reserva o direito de retirar comentários ofensivos ou que estejam em desacordo com o tema do post. Quem insistir em desrespeitar as boas normas de convivência deste blog poderá ser bloqueado.

Para que possamos identificar nossos interlocutores e facilitar o diálogo, não há a possibilidade de comentários anônimos. Pedimos que utilizem uma ID Google ou uma das IDs da opção OpenID - há uma lista de possibilidades e instruções para adquirir uma ID aqui.

Um abraço afetuoso.

Equipe Diversidade Católica