
Com imagem de Nossa Senhora, artista quer homenagear gays mortos durante regime nazista
O artista divulgou em seu site o retrato da Nossa Senhora dos Homossexuais, pensada para homenagear gays mortos pelas forças de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.
Na pintura, Maria é retratada com um leve sorriso no rosto enquanto carrega o pequeno Jesus em uma das mãos e um globo terrestre na outra. De um lado a moldura da imagem traz símbolos do masculino, enquanto os do feminino ficam do lado oposto. Por trás do quadro está o triângulo rosa, usado pelos nazistas para designar homossexuais.
"Maria é protagonista da minha obra, mas eu não quis retratar o significado religioso, mas sua figura histórica de mãe. Escolhi-a como símbolo de imenso amor, o único capaz de aceitar, proteger e apoiar cada indivíduo singularmente, sem reservas ou distinções. Seu olhar afetuoso está dirigido não somente ao filho, mas, contemporaneamente, também àqueles filhos que vivem a condição homossexual, aqui representados pelos símbolos homossexuais masculino e feminino, que o próprio Jesus lhe apresenta", explica Raffaele.
Estima-se que cerca de 54 mil homossexuais foram condenados pelo Terceiro Reich. Sete mil morreram em campos de concentração. Em homenagem a eles foi erguido em Berlim, em 2008, um memorial. O bloco retangular de concreto tem quatro metros de altura e exibe em seu interior a imagem de dois homens se beijando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caros leitores,
todos os comentários, dúvidas, sugestões ou críticas são bem-vindos; serão lidos com carinho e atenção e respondidos o mais rápido possível. Respeitamos o ponto de vista de cada um, mesmo quando diferente do nosso; porém, gostaríamos de esclarecer que, em respeito aos colaboradores e demais leitores deste blog, a equipe se reserva o direito de retirar comentários ofensivos ou que estejam em desacordo com o tema do post. Quem insistir em desrespeitar as boas normas de convivência deste blog poderá ser bloqueado.
Para que possamos identificar nossos interlocutores e facilitar o diálogo, não há a possibilidade de comentários anônimos. Pedimos que utilizem uma ID Google ou uma das IDs da opção OpenID - há uma lista de possibilidades e instruções para adquirir uma ID aqui.
Um abraço afetuoso.
Equipe Diversidade Católica