Páginas

sábado, 19 de maio de 2012

História da homossexualidade




Como derrubar preconceitos históricos? Ao longo dos séculos, a homossexualidade já foi entendida de várias formas e, mesmo com a evolução em tantos campos, o assunto ainda gera polêmica, e até violência. Uma entrevista com Luis Correia Lima, padre jesuíta e historiador, concedida ao Canal Saúde, da Fiocruz, em 28/06/11 (postagem original aqui).

Leia também: 
Diversidade sexual e Igreja, um diálogo possível
Homossexualidade e Contra-hegemonia no Catolicismo

4 comentários:

  1. Que bom que você gostou, Renato! Obrigado pela sua participação. Um abraço afetuoso! :-)

    ResponderExcluir
  2. Passar mensagem de fé e ao mesmo tempo instruir com respostas para uma entrevista torna-se um trabalho semelhante ao "mover montanhas". Falar de corpo e sexualidade sem depreciar a heterossexualidade quando o assunto é elucidar a homossexualidade e o Cristianismo, torna-se o grande desafio. Gostei da entrevisata . Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo seu comentário, Daniel!

    Tb achamos precioso qdo se consegue "falar de corpo e sexualidade sem depreciar a heterossexualidade". Infelizmente, vem se estabelecendo um antagonismo e uma tendência à exclusão mútua (na base do "ou vc está do meu lado, ou está contra mim") que é pernicioso. Essa polarização apenas incentiva a guerra; não tem como ajudar a criar uma sociedade mais diversa e plural. É preciso fomentar o diálogo.

    Aliás, é por isso que amamos a Igreja (não apenas o Magistério, mas todo o povo, o "corpo de Cristo"): porque ela compreende todas as falhas humanas, mas também pessoas que, cada uma dentro dos seus limites, movem montanhas pela construção de um mundo mais irmão. :-)

    Um abraço fraterno! :-)

    ResponderExcluir

Caros leitores,

todos os comentários, dúvidas, sugestões ou críticas são bem-vindos; serão lidos com carinho e atenção e respondidos o mais rápido possível. Respeitamos o ponto de vista de cada um, mesmo quando diferente do nosso; porém, gostaríamos de esclarecer que, em respeito aos colaboradores e demais leitores deste blog, a equipe se reserva o direito de retirar comentários ofensivos ou que estejam em desacordo com o tema do post. Quem insistir em desrespeitar as boas normas de convivência deste blog poderá ser bloqueado.

Para que possamos identificar nossos interlocutores e facilitar o diálogo, não há a possibilidade de comentários anônimos. Pedimos que utilizem uma ID Google ou uma das IDs da opção OpenID - há uma lista de possibilidades e instruções para adquirir uma ID aqui.

Um abraço afetuoso.

Equipe Diversidade Católica